Início
NOTÍCIAS
11/08/2017
Câmara homenageia advogados em Sessão Solene
Ednei Rosa/Secom-CMC
O Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, foi marcado por uma Sessão Solene realizada no Plenário das Deliberações, na Câmara Municipal de Cuiabá, por iniciativa do vereador Diego Guimarães (PP), nesta sexta-feira, pela manhã.

Como o evento coincidiu com a posse do vice-prefeito Iuan Ribeiro (PTB) que vai substituir o Prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) durante viagem ao exterior, a homenagem foi interrompida e o Presidente da Casa, vereador Justino Malheiros (PV), realizou o ato no Plenário, fato que o vereador Diego Guimarães confessou tê-lo deixado arrepiado de emoção.

Também advogado, o agora Prefeito, fez o juramento regimental perante os colegas que lotaram o Plenário e prometeu não desviar “um milímetro” sua conduta para cumprir tudo o que foi acordado entre a chapa eleita e os eleitores.

Essa coincidência veio confirmar a ligação entre advocacia e política, salientada por Diego. “Para mim o vereador representa o advogado na política. Somos nós, vereadores, que primeiro atendemos o cidadão aflito que busca um apoio. Assim como é o advogado quem primeiro socorre o cidadão que busca pelo seu direito”.

E buscar o direito em nome de outrem, como frisaram os advogados Otacílio Peron, Ana Lúcia Ricarti, Helmut Daltro dentre outros, é um ato de coragem, inclusive lembrando o emérito advogado Sobral Pinto, que afirmou: advocacia não é profissão para covardes.

Sobral Pinto é o advogado que marca a história da advocacia no Brasil por sua luta contra os excessos do Estado – quando vigoraram as ditaduras de Getúlio Vargas e dos militares reconhecido como o homem que não tinha preço, jamais se rendeu ante as injustiças dos maiores contra o cidadão comum, mas pleno de direitos.

Direitos que são conquistados com “brigas diárias” – como anota o Procurador Geral da Câmara, Dr. Lenine Póvoas, ao afirmar que “o advogado é a força da sociedade em sua busca por um amanhã melhor”.

O advogado “briga”, burocraticamente, contra uma burocracia que emperra decisões, como citou Ricarti, ao criticar a estrutura dos tribunais que termina por contaminar o andamento de processos. Mas com vocação, destemor e paixão, o advogado é o profissional que se apresenta como apto a levar o cidadão a garantir o que lhe é direito.

Reconhecida, oficialmente, desde 1827, a profissão ganhou tal relevância  no contexto do país que o artigo 133 da Constituição Federal, assevera que o advogado exerce função indispensável à administração da justiça, desenvolvendo assim atividade essencial ao Estado Democrático de Direito.

Na justificativa do requerimento para realizar a Sessão, o vereador observa que “a advocacia sempre atuou para salvaguardar os direitos fundamentais do cidadão, constituindo verdadeiro pilar do regime democrático”.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL
ASSESSORIA



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
17/08 - Vereador Dilemário defende que prefeitura promova enfrentamento ao avanço do crack em Cuiabá
17/08 - Audiência pública debaterá revitalização do complexo da salgadeira
17/08 - Problemas de acessibilidade são tratados na Tribuna Livre da Câmara
17/08 - Microcefalia une mães em busca de apoio do Legislativo municipal
17/08 - Vereador Abilio apoia MBL em favor da “Escola Sem Partido”
17/08 - Vereador Toninho de Souza viabiliza "operação tapa-buraco” no Parque Cuiabá
17/08 - CCJ avalia Projeto de Lei inovador no país sobre qualidade mínima para reforma de escolas
17/08 - Rafael Martine realiza exposição “Os olhares da lente” na Câmara de Cuiabá
17/08 - PL de Luís Cláudio, sobre Apoio aos portadores de Doença Celíaca, é aprovada pela Câmara e aguarda sansão do Executivo municipal
16/08 - Vereador Mário Nadaf cobra denominação das Ruas do Bairro Cidade Verde
16/08 - Vereador Misael Galvão se empenha e consegue viabilizar o asfalto para bairro São Roque
16/08 - Educação rural e EJA são tema de debates na Câmara de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.