Início
NOTÍCIAS
18/08/2017
Projeto que beneficiar celíacos é aprovado em regime de urgência na câmara municipal
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

SEMANA PRODUTIVA

A semana da Câmara de Vereadores de Cuiabá foi bastante positiva, conforme avaliação do Presidente, vereador Justino Malheiros (PV). Ele se referiu às diversas manifestações de munícipes que ocorreram seja usando a Tribuna Livre durante as Sessões Ordinárias, seja nas Audiências Públicas realizadas para debater o Plano Municipal de Educação que deverá ser encerrado no próximo mês com reunião dos membros do Conselho Municipal de Educação.

Na terça-feira (15) foi a provado, em regime de urgência, o Projeto de lei – “Emanuel  Jecev”, que  oferece  treinamento para qualificar os servidores das escolas municipais para que  estejam aptos a reconhecer a criança que necessitam de cuidados especiais em razão da doença Celíaca .

O pedido de urgência aconteceu após a explanação de Silva Jecev, mãe de Emanuel Jecev, que teve o diagnostico tardio, e acabou perdendo parte das funções renais. Silvia explicou as dificuldades encontradas pelos celíacos e parentes.

 “isso demonstra que os vereadores estão atentos às necessidades da população e não são apenas projetos do Executivo que são votados em regime de urgência. Antes de mais nada, observamos a relevância da matéria, só então encaminhamos para o regime de urgência, como aconteceu com lei Emanuel Jecev, nossa homenagem ao destemor dessa mãe cujo esforço, temos certeza, beneficiará não só os portadores dessa doença, também  contribui para tornar esta cidade mais humana”, frisou Justino Malheiros

Tânia Fagundes Oliveira e Fernanda Pereira Silva, também participaram na Tribuna Livre desta semana, e explicaram como é a rotina das crianças com microcefalia , elas estão formatando a Associação “Unidas pelo Amor”, que luta pelos direitos dos microcefálicos.

“ Vamos entrar com um projeto de lei para auxiliar essas mães  , crianças e pessoas com microcefalia,  não iremos atentar somente as estatísticas , mas a realidade de vida de cada um “, explica o presidente.

Já na sessão de quinta-feira (17), o relato do cadeirante Paulo Rogério Barcelos S. Lima, expôs a urgência da liberação, pela ANVISA, de novos medicamentos para o tratamento de dores e pessoas que por algum motivo se veem obrigadas a utilizar equipamentos para locomoção sofrem com dores pelo corpo, principalmente nas costas e coluna.

Na Tribuna Paulo clamou pelo empenho dos parlamentares no sentido de que o processo de liberação de novos analgésicos seja acelerado.

“Esta foi uma semana positiva, desenvolvemos muitas ações que veem de encontro com as necessidades da população”, finalizou o representante da mesa diretora do parlamento municipal.

 

SSECOM – CÂMARA MUNICIPAL

ASSESSORIA



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
03/06 - Nestor Fidelis ratifica declarações a Defaz durante oitiva junto a CPI da Semob
03/06 - CPI do Feminicídio realiza três oitivas nesta quarta-feira
03/06 - CCJR analisa 23 processos legislativos em reunião ordinária
03/06 - Obras de pavimentação do bairro São João Del Rey estão à todo vapor e rua receberá rede de esgoto
03/06 - Riva não nega participação de Emanuel Pinheiro em esquema de ‘mensalinho’
03/06 - Atendimento preferencial aos contadores e técnicos de contabilidade agora é lei
02/06 - Nota de Pesar | Nadim Abdão Amui
02/06 - Câmara realiza primeira Audiência Pública virtual para discutir Relatório de Gestão da Prefeitura
02/06 - Após indicação do vereador, Juca do Guaraná Filho, ruas do bairro 8 de Abril recebe patrolamento
02/06 - Comissão de Educação suspende apreciação de projeto de autoria do Executivo Municipal
02/06 - Depoimento de ex-procurador na CPI da Semob é adiado
01/06 - José Riva depõe à CPI que investiga prefeito nesta quarta-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.