18/08/2017
Projeto que beneficiar celíacos é aprovado em regime de urgência na câmara municipal
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

SEMANA PRODUTIVA

A semana da Câmara de Vereadores de Cuiabá foi bastante positiva, conforme avaliação do Presidente, vereador Justino Malheiros (PV). Ele se referiu às diversas manifestações de munícipes que ocorreram seja usando a Tribuna Livre durante as Sessões Ordinárias, seja nas Audiências Públicas realizadas para debater o Plano Municipal de Educação que deverá ser encerrado no próximo mês com reunião dos membros do Conselho Municipal de Educação.

Na terça-feira (15) foi a provado, em regime de urgência, o Projeto de lei – “Emanuel  Jecev”, que  oferece  treinamento para qualificar os servidores das escolas municipais para que  estejam aptos a reconhecer a criança que necessitam de cuidados especiais em razão da doença Celíaca .

O pedido de urgência aconteceu após a explanação de Silva Jecev, mãe de Emanuel Jecev, que teve o diagnostico tardio, e acabou perdendo parte das funções renais. Silvia explicou as dificuldades encontradas pelos celíacos e parentes.

“isso demonstra que os vereadores estão atentos às necessidades da população e não são apenas projetos do Executivo que são votados em regime de urgência. Antes de mais nada, observamos a relevância da matéria, só então encaminhamos para o regime de urgência, como aconteceu com lei Emanuel Jecev, nossa homenagem ao destemor dessa mãe cujo esforço, temos certeza, beneficiará não só os portadores dessa doença, também  contribui para tornar esta cidade mais humana”, frisou Justino Malheiros

Tânia Fagundes Oliveira e Fernanda Pereira Silva, também participaram na Tribuna Livre desta semana, e explicaram como é a rotina das crianças com microcefalia , elas estão formatando a Associação “Unidas pelo Amor”, que luta pelos direitos dos microcefálicos.

“ Vamos entrar com um projeto de lei para auxiliar essas mães  , crianças e pessoas com microcefalia,  não iremos atentar somente as estatísticas , mas a realidade de vida de cada um “, explica o presidente.

Já na sessão de quinta-feira (17), o relato do cadeirante Paulo Rogério Barcelos S. Lima, expôs a urgência da liberação, pela ANVISA, de novos medicamentos para o tratamento de dores e pessoas que por algum motivo se veem obrigadas a utilizar equipamentos para locomoção sofrem com dores pelo corpo, principalmente nas costas e coluna.

Na Tribuna Paulo clamou pelo empenho dos parlamentares no sentido de que o processo de liberação de novos analgésicos seja acelerado.

“Esta foi uma semana positiva, desenvolvemos muitas ações que veem de encontro com as necessidades da população”, finalizou o representante da mesa diretora do parlamento municipal.

SSECOM – CÂMARA MUNICIPAL

ASSESSORIA