Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
28/08/2017
Sessão requerida pelo vereador Dilemário homenageia a categoria bancária
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá, realizou nesta segunda feira (28), uma Sessão Solene para homenagear a categoria dos bancários pelo seu dia que é comemorado na data de 28 de agosto. A realização da solenidade foi proposta pelo vereador Dilemário Alencar (PROS), que foi presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB/MT), entre os anos de 1992 a 1998.

Na sessão foi abordada a história de luta e organização da categoria e serviu para a entrega de Moções de Aplausos a pessoas que prestaram serviços relevantes à categoria. Um dos homenageados foi ex-prefeito de Cuiabá Vicente Emílio Vuolo (In Memorian) pela doação de uma área no ano de 1964 à categoria, que possibilitou a construção da atual sede do Sindicato dos Bancários, que funciona na rua Barão de Melgaço.

“Essa foi a primeira vez que o parlamento cuiabano prestou uma homenagem a essa valorosa categoria, que precisa ser mais valorizada e respeitada. Fico muito feliz, pois já tive a honra de presidir o Sindicato dos Bancários, que é uma das entidades sindicais mais atuantes em nosso estado. Os bancários é uma categoria profissional que indubitavelmente merece  o reconhecimento do povo cuiabano pelos importantes serviços que prestam a sociedade", disse o vereador Dilemário

O atual presidente do SEEB/MT, Clodoaldo Barbosa, agradeceu o vereador Dilemário pela iniciativa de realizar a sessão solene e por continuar contribuindo com a categoria no parlamento municipal.

“Os diretores do sindicato estão muito alegres e honrados com essa homenagem que a Câmara Municipal proporciona a nossa categoria. Quero registrar que os bancários e suas entidades representativas sempre vão estar firmes na luta por uma vida melhor para os trabalhadores brasileiros”, disse Clodoaldo.

O  bancário aposentado do Banco do Brasil, Valfran Miguel dos Anjos, que já exerceu cargo de presidente do Sindicato dos Bancários, falou em nome dos homenageados, destacando que foi muito importante a realização desta sessão solene.

“Esse é um momento que serve também de reflexão sobre as grandes lutas e embates que nossa categoria vem fazendo há décadas para a construção de uma sociedade mais justa. Agradeço em nome de todos os homenageados o vereador Dilemário por homenagear dirigentes sindicais, autoridades e outras pessoas que prestam ou prestaram serviços à nossa categoria”, pontuou o advogado  Valfran dos Anjos. 

A bancária Sônia Rocha, que já foi diretora do SEEB/MT e presidente da Federação dos Bancários Centro (FETEC/CN), também foi uma das homenageadas com a honraria da Moção de Aplausos.

“Esse foi um momento especial, pois além de sermos homenageados reencontramos colegas que deram sua contribuição com o movimento sindical bancário. Lembramos dos momentos em que lutamos com garra pela categoria e do nosso compromisso de que devemos continuar com essa bandeira sempre erguida”, disse Sônia Rocha.

HISTÓRIA

No Brasil, o Dia Nacional dos Bancários, instituido pela Lei nº 4.368/64, é comemorado em 28 de agosto, devido a uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da história da classe que ocorreu no ano de 1951 através de uma grande mobilização dos bancários paulistas.

Em Mato Grosso, a organização da categoria teve início no dia 30 de janeiro de 1953 com a criação da Associação dos Bancários, dando assim início à luta para modificar a realidade de exploração a que os bancários eram submetidos, tendo que cumprir uma jornada diária de 10 horas.

Para garantir a legitimidade da representação da classe, no dia 27 de outubro de 1962, em Assembleia Extraordinária realizada no Palácio da Instrução, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Mato Grosso (SEEB/MT).

No dia 13 de março de 1963, o então presidente da entidade, Djalma Valladares de Figueiredo, fez um pedido de reconhecimento do sindicato como órgão representativo da categoria no Estado de Mato Grosso junto ao Ministério do Trabalho. A entidade recebeu a Carta de Reconhecimento no dia 15 de junho de 1963, ano em que a entidade contava com 1.151 bancários associados, sendo 260 que trabalhavam nas agências bancárias de Cuiabá e 891 em municípios do interior.

CONFIRA A LISTA DOS HOMENAGEADOS:

Aílton Alves de Melo Alencar
Alex Rodrigues Teixeira
Aline Cristina Maehler
Almira Malhado Paes de Barros
Ana Lúcia Nobre Neves
Ana Maria Freitas Almeida
Arilson da Silva
Athayde Luiz Pereira Serra
Ayr José Cícero de Sá
Benedito de Carvalho
Carlos Mesquita de Magalhães
Celso Coan
Clodoaldo Barbosa
Dehon Caporossi
Dejalma macedo
Edson de Souza
Eduardo Alencar da Silva
Edy Veggi Soares
Eliberto Francisco da Cruz
Evilar de Farias
Florisvaldo Pereira de Souza
Helio Leite de Souza
Italina Facchini
Jair Miranda Aquino
João Luiz Dourado
John Gordon Ramsay
José maria Guerra
José Valério dos Santos
Leonice Maria Pereira de Souza
Luiz Carlos Rocha 
Luiz Edwiges Batista Filho
Luzenita Leopoldina Negris
Marcílio Silva de Lima
Marcos Antônio Saltareli
Marcos Nunes Latorraca
Mário Márcio Estevão Figueiredo
Natércio Correa Brito
Ramão Daria Ascurra
Sebastião Celso Figueiredo
Silvana Ferreira dos Santos Maldonado
Silveira Soares de Araújo
Sônia Maria Rocha
Tulane Batista de Almeida
Valfran Miguel dos Anjos
Vânia Lúcia Schembek Silva
Vicente Dias Mongé                                                                                                                                                                     Vicente Emílio Vuolo (in memoriam)
Deputado Valdir Barranco


Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Vereador Dilemário Alencar - Fone: 3617 1580




Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.