28/08/2017
Sessão requerida pelo vereador Dilemário homenageia a categoria bancária
Ednei Rosa - Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá, realizou nesta segunda feira (28), uma Sessão Solene para homenagear a categoria dos bancários pelo seu dia que é comemorado na data de 28 de agosto. A realização da solenidade foi proposta pelo vereador Dilemário Alencar (PROS), que foi presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários (SEEB/MT), entre os anos de 1992 a 1998.

Na sessão foi abordada a história de luta e organização da categoria e serviu para a entrega de Moções de Aplausos a pessoas que prestaram serviços relevantes à categoria. Um dos homenageados foi ex-prefeito de Cuiabá Vicente Emílio Vuolo (In Memorian) pela doação de uma área no ano de 1964 à categoria, que possibilitou a construção da atual sede do Sindicato dos Bancários, que funciona na rua Barão de Melgaço.

“Essa foi a primeira vez que o parlamento cuiabano prestou uma homenagem a essa valorosa categoria, que precisa ser mais valorizada e respeitada. Fico muito feliz, pois já tive a honra de presidir o Sindicato dos Bancários, que é uma das entidades sindicais mais atuantes em nosso estado. Os bancários é uma categoria profissional que indubitavelmente merece  o reconhecimento do povo cuiabano pelos importantes serviços que prestam a sociedade", disse o vereador Dilemário

O atual presidente do SEEB/MT, Clodoaldo Barbosa, agradeceu o vereador Dilemário pela iniciativa de realizar a sessão solene e por continuar contribuindo com a categoria no parlamento municipal.

“Os diretores do sindicato estão muito alegres e honrados com essa homenagem que a Câmara Municipal proporciona a nossa categoria. Quero registrar que os bancários e suas entidades representativas sempre vão estar firmes na luta por uma vida melhor para os trabalhadores brasileiros”, disse Clodoaldo.

O  bancário aposentado do Banco do Brasil, Valfran Miguel dos Anjos, que já exerceu cargo de presidente do Sindicato dos Bancários, falou em nome dos homenageados, destacando que foi muito importante a realização desta sessão solene.

“Esse é um momento que serve também de reflexão sobre as grandes lutas e embates que nossa categoria vem fazendo há décadas para a construção de uma sociedade mais justa. Agradeço em nome de todos os homenageados o vereador Dilemário por homenagear dirigentes sindicais, autoridades e outras pessoas que prestam ou prestaram serviços à nossa categoria”, pontuou o advogado  Valfran dos Anjos.

A bancária Sônia Rocha, que já foi diretora do SEEB/MT e presidente da Federação dos Bancários Centro (FETEC/CN), também foi uma das homenageadas com a honraria da Moção de Aplausos.

“Esse foi um momento especial, pois além de sermos homenageados reencontramos colegas que deram sua contribuição com o movimento sindical bancário. Lembramos dos momentos em que lutamos com garra pela categoria e do nosso compromisso de que devemos continuar com essa bandeira sempre erguida”, disse Sônia Rocha.

HISTÓRIA

No Brasil, o Dia Nacional dos Bancários, instituido pela Lei nº 4.368/64, é comemorado em 28 de agosto, devido a uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais da história da classe que ocorreu no ano de 1951 através de uma grande mobilização dos bancários paulistas.

Em Mato Grosso, a organização da categoria teve início no dia 30 de janeiro de 1953 com a criação da Associação dos Bancários, dando assim início à luta para modificar a realidade de exploração a que os bancários eram submetidos, tendo que cumprir uma jornada diária de 10 horas.

Para garantir a legitimidade da representação da classe, no dia 27 de outubro de 1962, em Assembleia Extraordinária realizada no Palácio da Instrução, foi fundado o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado de Mato Grosso (SEEB/MT).

No dia 13 de março de 1963, o então presidente da entidade, Djalma Valladares de Figueiredo, fez um pedido de reconhecimento do sindicato como órgão representativo da categoria no Estado de Mato Grosso junto ao Ministério do Trabalho. A entidade recebeu a Carta de Reconhecimento no dia 15 de junho de 1963, ano em que a entidade contava com 1.151 bancários associados, sendo 260 que trabalhavam nas agências bancárias de Cuiabá e 891 em municípios do interior.

CONFIRA A LISTA DOS HOMENAGEADOS:

Aílton Alves de Melo Alencar
Valfran Miguel dos Anjos
Vânia Lúcia Schembek Silva
Deputado Valdir Barranco

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Vereador Dilemário Alencar - Fone: 3617 1580