12/09/2017
Vereadores atendem agentes de saúde
Ednei Rosa/Secom-CMC
Dinorah Magalhães
Um grupo de cerca de 50 Agentes de Saúde de Cuiabá estiveram presentes na Câmara Municipal reivindicando junto aos vereadores a aprovação de uma lei que regulamenta o repasse anual à categoria, a título de ajuda de custo, no valor de R$ 1.014,00, pela Prefeitura.

A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Mato Grosso, Dinorah Magalhães, afirmou que essa verba é federal e é repassada pelo Ministério da Saúde, em valor equivalente ao salário atualizado da categoria. Essa luta vem desde o ano de 2008, sem sucesso. “Agora, que, inclusive já é questão decidida pelo STF, não vamos recuar”, disse Dinorah.

Em Cuiabá, têm direito a essa ajuda cerca de 980 trabalhadores, dentre agentes de saúde e de endemias.

Reunidos com os agentes no Saguão da Casa de Leis, os vereadores, tendo à frente o vereador Paulo Araújo (PP) asseguraram que vão empenhar esforços para que o Executivo atenda a essa reivindicação, e execute o repasse, “pois é um direito assegurado aos trabalhadores”.

O vereador Lilo Pinheiro (PRP), líder do Prefeito na Câmara, agendou para amanhã (13), às 10 horas, na Secretaria de Saúde, uma reunião com a Secretária Elizete Araújo, para que a categoria exponha sua demanda. Ele destacou que a reivindicação é justa e é um direito dos agentes.

Essa verba, segundo os agentes, é uma forma de diminuir os custos que eles têm para atender as famílias. “Fazemos cotas para o lanche dos hipertensos, quando tem campanha comunitária. Recebemos somente duas camisetas por ano como uniforme, e não é suficiente. O clima da cidade exige protetor solar, e temos que tirar do nosso salário.”, reclamou a presidente.

SECOM – CÂMARA DE CUIABÁ
ASSESSORIA