12/09/2017
Divulgação de gratuidade nas cirurgias de reconstrução de mama agora é lei
Secom/CMC

A primeira batalha da mulher que se descobre com câncer de mama é a busca pela sobrevivência. No entanto, essa complexa doença é repleta de outros pontos que também inspiram cuidados.

Pensando nisso o vereador Dr. Ricardo Saad (PSDB) apresentou o projeto de Lei que obriga hospitais, clinica, consultório e similares a informar aos pacientes em tratamento de Câncer, que a reconstrução da mama retirada é feita de forma gratuita nos hospitais públicos do município.

Para Saad o fator da reconstrução não é só estético. “Infelizmente, a reconstrução da mama ainda é considerada por muitos como uma cirurgia feita por pura vaidade e dispensável. No entanto, a mutilação dos seios gera grande impacto emocional, uma mulher estável emocionalmente contribui até mesmo na sua recuperação”, explica Saad.

O projeto recebeu apoio do plenário e foi sancionado, agora a divulgação da cirurgia de reconstrução para as mulheres que passaram por mastectomia é obrigatória na capital.

Os hospitais e clinicas veiculada ao SUS que não cumprirem a Lei N º 6210 estão sujeitos à multa de R$ 500,00 (quinhentos reias), com progressividade de nova reincidência, as placas devem ser afixadas em locais visíveis e de fácil acesso ao público e aos usuários.

Da assessoria de imprensa/ Vereador Ricardo Saad