16/09/2008
Banco do Brasil divulga ações ambientais
O Banco do Brasil através de parcerias com o município, BNDS e a Cooperativa de que representa os catadores de lixo que trabalham no aterro sanitário e outras entidades estão unidas no desenvolvimento de projeto para construção de um centro de referência de reciclagem de resíduos sólidos. Na última sessão plenária a representante da equipe de Desenvolvimento Sustentável da instituição financeira, Iriana Tanaka explicou aos vereadores a importância do projeto.

A proposta segundo Tanaka é ampliar a coleta e fortalecer o trabalho dos catadores de lixo que trabalham no aterro sanitário. A idéia é aproveitar o trabalho que já é desenvolvido pelos 170 catadores da Coopemar, que é responsável pela reciclagem de 4% dos resíduos sólidos da cidade. Cuiabá produz 430 toneladas de lixo ao mês. Tanaka explica que 70% desse total é lixo reciclável.
“A meta é ampliar a reciclagem promovendo a qualificação e organização dos cooperados e na segunda fase tornar Cuiabá referência do Estado com a criação de núcleo de capacitação local”, disse. O BB atua com parcerias semelhantes com outras cidades do país, como Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo.

Na reunião, Iriana Tanaka ressaltou que, além de ser ambientalmente sustentável, o projeto define estratégias que priorizam atividades economicamente viáveis e, consequentemente, a inclusão social pela geração de emprego e renda. “Percebemos que o ponto fraco dessa cadeia é a organização dos catadores, porque existe demanda das empresas pela matéria-prima".

A estimativa do BB é que pelo menos 600 pessoas vivam informalmente da reciclagem do lixo na Capital. Entre os produtos mais procurados estão latinhas alumínio, pilhas, garrafas PET, papelão e embalagens de leite longa vida. Como resultado do trabalho, ressalta Tanaka, espera-se também queda nos índices de violência e de danos ambientais.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro