16/11/2017
Câmara de Cuiabá recebe autor de Lei municipal do Dia e da Semana da Consciência Negra
Ednei Rosa
Aurélio Augusto Gonçalves da Silva
Esteve na Câmara Municipal de Cuiabá, no início dessa semana, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva, o qual foi o autor da Lei Nº 3.015 de 25 de agosto de 1992. Essa norma legal instituiu o Dia e a Semana da Consciência Negra para o Município de Cuiabá.

Aurélio Augusto foi vereador em três legislaturas, exerceu a função de vereança entre 1988 e 2000 além disso, ele trabalhou em diversas funções no Executivo municipal, onde atualmente trabalha. Ademais das funções públicas, Aurélio Augusto é escritor, poeta e dramaturgo, dentre os seus escritos, destacam-se: “A vida canta”, “Momentos – 1984”, entre outros.

Em sua visita a Câmara, Aurélio Augusto, ressaltou a importância da instituição da Semana e do Dia da Consciência Negra, como elemento que pode contribuir para diminuir preconceito racial/étnicos que ainda persiste, isso por que essa lei prima pela conscientização e pela educação.

Segundo Aurélio Augusto “está lei que criou o Dia e a Semana da Consciência Negra, obrigando as escolas públicas e privadas a relembrarem e a refletirem a situação no Negro na sociedade, é importante porque povo brasileiro sofre de um problema muito a grave: o esquecimento”. Para ele, o desconhecimento do povo sobre sua historia é uma das principais causas que levam as pessoas a discordarem de ações governamentais que buscam a equidade social.

Câmara Municipal de Cuiabá