20/11/2017
Autor de Lei municipal do Dia e da Semana da Consciência Negra relembra projeto apresentado na Câmara
Ednei Rosa
Aurélio Augusto Gonçalves da Silva
Esteve na Câmara Municipal de Cuiabá, no início dessa semana, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva, o qual foi o autor da Lei Nº 3.015 de 25 de agosto de 1992. Essa norma legal instituiu o Dia e a Semana da Consciência Negra para o Município de Cuiabá.

Aurélio Augusto foi vereador em três legislaturas, exerceu a função de vereança entre 1988 e 2000 além disso, ele trabalhou em diversas funções no Executivo municipal, onde atualmente trabalha. Ademais das funções públicas, Aurélio Augusto é escritor, poeta e dramaturgo, dentre os seus escritos, destacam-se: “A vida canta”, “Momentos – 1984”, entre outros.

Em sua visita a Câmara, Aurélio Augusto, ressaltou a importância da instituição da Semana e do Dia da Consciência Negra, como elemento que pode contribuir para diminuir preconceito racial/étnicos que ainda persiste, isso por que essa lei prima pela conscientização e pela educação.

Segundo Aurélio Augusto “está lei que criou o Dia e a Semana da Consciência Negra, obrigando as escolas públicas e privadas a relembrarem e a refletirem a situação no Negro na sociedade, é importante porque povo brasileiro sofre de um problema muito a grave: o esquecimento”. Para ele, o desconhecimento do povo sobre sua historia é uma das principais causas que levam as pessoas a discordarem de ações governamentais que buscam a equidade social.

Câmara Municipal de Cuiabá