21/11/2017
Comissões aprovam 12 emendas para o plano plurianual de Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki
Vereador Marcelo Bussiki
As Comissões de Execução Orçamentária e de Constituição e Justiça da Câmara de Cuiabá aprovaram 12 emendas para o Plano Plurianual (PPA) 2018/2021 da Capital. Agora as emendas seguem para discussão e aprovação do plenário na sessão de terça-feira (21).

As emendas criam programas de apoio à adoção, à causa animal e fortalecimento do trabalho, emprego e renda, entre outras iniciativas. O PPA 2018/2021 prevê metas anuais totalizando R$ 10 bilhões, sendo R$ 8 bilhões de custeio e pouco mais de R$ 1 bilhão em investimentos, incluindo os projetos para os 300 anos de Cuiabá.

De acordo com o presidente da comissão de Fiscalização, vereador Marcelo Bussiki (PSB), quatro emendas foram protocoladas por instituições e oito por vereadores.  Todas foram analisadas em relação à legalidade, a fim de que possam ser inseridas no plano e executadas nos próximos quatro anos.

“Neste debate do PPA estimulamos o controle social, no qual o cidadão pode protocolar suas necessidades e os programas que ele desejava que fosse implantado em Cuiabá. Assim, foi feito e analisado”, disse o vereador.

A Associação Mato-grossense dos Animais (Apam) apresentou duas emendas para fortalecer ações ligadas ao controle de zoonoses de cães e gatos, bem como para que o Município possa firmar parceria público-privada com associações sem fins econômicos para abrigamento e tratamento de cães e gatos.

Já a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção apresentou emenda para criar um programa de estruturação de apoio ao grupo de adoção, a fim de fortalecer o trabalho executados com as famílias interessadas em adotar.

Além disso, a Associação dos Moto-taxistas apresentou uma emenda para a criação de abrigo para taxistas e moto-taxistas. Todas as emendas foram subescritas pelo vereador Bussiki, que também apresentou outras cinco emendas.

O vereador propôs a emenda para criar o programa “Prepara Cuiabá”, para qualificar estudantes de escolas públicas para aprovação em vestibulares e no Enem, bem como também oferecer cursinhos para concursos públicos.

“Vinha pensando neste programa desde a época da campanha, para auxiliar estudantes  e ‘concurseiros’ de baixa renda. Analisamos e vimos a viabilidade da sua execução. Por isso, propusemos a emenda”, disse.

Além disso, Bussiki apresentou emenda para criar o programa de controle externo dentro da Câmara de Cuiabá, a fim de viabilizar a fiscalização das atividades financeiras, orçamentárias, patrimonial e operacional desenvolvidas pela Prefeitura de Cuiabá.

Bussiki apresentou ainda emendas para criação do programa de combate aos maus-tratos às crianças e adolescentes, de um programa específico para atenção social com idosos que possuem mal de Alzheimer e um programa para desenvolvimento de atividades culturais e religiosas.

Também foram apresentadas três emendas pelo vereador Abilio Júnior (PSC), para instituir um programa de saúde nos parques e praças, outro para parcerias com comunidades terapêuticas, bem como um programa que estabeleça que as festas de carnavais sejam promovidas sem recurso público.

Uma vez aprovadas em plenário, as emendas serão incluídas no PPA, que também deve ser analisado na sessão de terça-feira (21).

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki