Início
NOTÍCIAS
28/11/2017
Projeto visa otimizar ações preventivas no combate a acidentes de trânsito em Cuiabá e região
Arquivo/CMC
Vereador Abilio Junior
Um projeto de lei elaborado pelo vereador Abilio Junior (PSC) tem o objetivo tornar mais sistemáticas e pontuais as ações relacionadas aos setores de trânsito e saúde. O projeto prevê a instituição de uma Comissão Interesetorial, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Militar, do Serviço Atendimento Médico de Urgência (Samu), dentre outros.
 
O propósito, segundo o autor do projeto, “é reunir esforços no sentido de integrar esses órgãos, por meio de elaboração e planejamento de ações que reduzem os índices de acidentes de trânsito”.
O  vereador, após uma análise de dados relacionados à saúde e trânsito, observou que grande parte dos encaminhados ao Pronto Socorro de Cuiabá, por exemplo, era de pessoas vítimas de acidentes.
 
Conforme dados do Samu, nos nove primeiros meses do ano, foram realizados cerca de 19,5 mil atendimentos. Desse montante, um total de 5.377 foram em ocorrências relacionadas à acidentes de trânsito, representando cerca de 16%.
 
“Essa demanda piora ainda mais o quadro de saúde do nosso município. Com um trabalho mais intenso e unificado, feito por profissionais que atuam não somente na área de trânsito, como também em setores afins, creio que possamos reduzir esses índices e, assim, contribuir para desafogar o número de pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá”, explica Abilio.
 
Além do trabalho educativo preventivo, a Comissão também deverá desenvolver de maneira unificada, ações que visam a repreensão de comportamentos que contribuem para o registro de acidentes, com intensificação de abordagens de fiscalização.
 
O projeto de lei foi aprovado na última terça-feira (21-11), durante a sessão do Legislativo Municipal.
 
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO

A Comissão Intersetorial de Saúde e Trânsito do Município de Cuiabá será presidida por membro da Câmara de Vereadores, com demais membros do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), de Comunicação e Inovação, Educação (SME), de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (Semob), de Ordem Pública (Sorp), Departamento de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Detran-MT), Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso (OAB-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Dana Campos
Assessoria de Comunicação/Vereador Abilio Junior



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
07/12 - Vereadores cuiabanos votam projetos de lei, requerimento e pareceres na sessão desta terça-feira
07/12 - Câmara derruba 4 vetos e aprova 3 projetos de lei
07/12 - Audiência pública discute políticas de combate à violência contra meninas e mulheres em Cuiabá
07/12 - Maysa Leão apresenta projeto de Lei que assegura acompanhante para gestantes autistas e cria Dia Municipal da Igualdade Feminina
07/12 - Projeto de Marcrean instiui a Feira Palácio dos Pets no Tia Nair
07/12 - Após audiência, governo e Prefeitura analisam proposta de acordo
30/11 - Estatuto da igualdade racial, de Edna Sampaio, será sancionado pela prefeitura
29/11 - Dr. Luiz Fernando convida Urologista para ministrar palestra sobre Câncer de Próstata no TCE
28/11 - Câmara conclui a implantação da DCTFWeb
28/11 - Câmara vota pauta com 10 itens em Sessão Ordinária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.