19/12/2017
Dia 19 de dezembro Dia da Poesia: Câmara de Cuiabá parabeniza os Poetas
Brunna Maria/Secom-CMC
Nesta terça-feira (19) se comemora no estado de Mato Grosso o Dia Mato-grossense da Poesia. Essa data faz referência ano de nascimento do poeta Manuel de Barros, poeta cuiabano que alcançou projeção estético-literária nacional e internacionalmente por causa da qualidade de seus versos.

Por considerar as culturas, as belas-artes e, sobretudo as belas-letras fonte inesgotável de identidade de um povo, a Câmara Municipal de Cuiabá entende ser fundamental a valorização da poesia, principalmente em Cuiabá e Mato Grosso, onde a riqueza perpassa pela influência de vários povos, assim o Parlamento municipal parabeniza todos os poetas cuiabanos e mato-grossenses, que fazem uma reflexão para uma vivência mais humana, por meio da arte.

Abaixo um poema daquele que deu ao Estado de MT um dia oficial da Poesia:

Tratado geral das grandezas do ínfimo

A poesia está guardada nas palavras – é tudo que eu sei.

Meu fado é o de não saber quase tudo.

Sobre o nada eu tenho profundidades.

Não tenho conexões com a realidade.

Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.

Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).

Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.

Fiquei emocionado.

Sou fraco para elogios.”