Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/02/2018
Dr. Xavier acompanha obras de reforma no Posto de Saúde na Cidade Verde
Secom/Câmara
Vereador Dr. Xavier

Parlamentar defende que "dignidade do atendimento médico também precisa estar acoplada às condições estruturais do ambiente clínico" 

O vereador Dr. Xavier visitou o Posto de Saúde da Cidade Verde na última sexta-feira (02), quando pôde acompanhar as obras de reforma que vêm sendo desenvolvidas no lugar. Os serviços de reforma atendem a um pedido oficial que o parlamentar encaminhou à Secretaria Municipal de Saúde, a partir de queixas dos próprios servidores da unidade. Dr. Xavier aproveitou a visita para se inteirar de outras demandas de Saúde no local, conversando com servidores e moradores do bairro. De modo unânime, eles enalteceram a importância do Postinho para ultimar atendimentos emergenciais. O setor operacional do Postinho informou que crianças e idosos são os que mais procuram atendimento, a exemplo do que acontece na maioria dos demais órgãos comunitários de Saúde do município. 

"Infelizmente, há muito ainda a ser feito em prol do alcance das melhorias que buscamos disponibilizar à população local, na área de Saúde. Deficiências estruturais, clínicas existem sim, mas têm melhorado progressivamente. Temos cobrado de forma insistente, e não vamos parar, aceitar que a Saúde fique capenga. Faz-se necessário que ela seja funcional, atenda dentro dos parâmetros normativos considerados satisfatórios. É nosso dever missionário do cargo de vereador e, também, do comprometimento feito com o setor de Saúde, na qualidade de membro da categoria médica", enfatizou o vereador. 

Especificamente no tocante ao Posto da Cidade Verde, Dr. Xavier estava preocupado com o comprometimento do telhado, vazamentos comprometedores ao bom funcionamento do lugar, problema resolvido. Outros reparos foram feitos no imóvel (parte hidráulica e elétrica). Os funcionários agradeceram o empenho do parlamentar para que os serviços fossem finalmente efetivados. 

"Geralmente, o período chuvoso enseja problemas do tipo, e aí é preciso resolver de imediato. Ainda mais em unidades de saúde com fluxo de atendimento intenso, como é o caso do Posto da Cidade Verde e de outras comunidades da capital. Mas existem outros problemas inerentes: a falta de profissionais da área médica em Cuiabá. Pelo novo modelo de Saúde, o PSF, o médico atenderá indistintamente a todos: mulheres, crianças, idosos. Como já acontece aqui próximo, nos bairros Santa Isabel e Santa Amália". 

Segundo Dr. Xavier, a tendência é de que esse modelo seja oficializado em nível de Brasil. "Muitos municípios já o adotaram. Creio que, daqui a uns 10 anos, ou talvez menos, todos os Postos de Saúde irão adotá-lo naturalmente, descartando a exigência atual, do médico pediatra. O do PSF atenderá todos quantos o procurarem". 

Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.