16/02/2018
RIBEIRÃO DO LIPA:Vereador Dr. Xavier solicita melhorias para a Creche Francisco Santana
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier
O vereador cuiabano Dr. Xavier visitou as instalações da Creche Municipal Francisco Santana, localizada no Ribeirão do Lipa, onde conversou com a diretora da unidade, Viviane Silvano Borges Alves, a fim de saber quais são as principais deficiências de atendimento e condições do setor estrutural da unidade. Conforme levantamentos feitos pelo parlamentar, a creche, que atende 116 crianças (4 meses a 3 anos e 11 meses), necessita urgentemente de reparos nas partes elétrica e hidráulica, além de serviços estruturais. O fator segurança foi sublinhado pelo vereador como prioridade máxima.

"Trata-se de uma creche referencial, que atende toda a região do Ribeirão do Lipa. Existe desde 2008, e conta com 49 funcionários, dos quais 39 são educadores. É importante que esteja estruturada integralmente, para poder continuar prestando bons serviços à comunidade. Expliquei isso dias atrás, na Secretaria Municipal de Saúde. A Creche Francisco Santana precisa contar com apoio efetivo e permanente por parte do Poder Público, pois desempenha importante missão: cuidar de crianças enquanto seus pais trabalham", ponderou Dr. Xavier.

Segundo a diretora da creche, Viviane Silvano Borges Alves, é preciso reformar o telhado do imóvel ocupado pela creche (prédio de propriedade da maçonaria, cedido à Prefeitura), além de outros serviços internos na estrutura geral do prédio, elencados ao vereador Dr. Xavier. "Funcionamos das 6h às 18h, e realmente firmamos tradição de serviço social no Ribeirão do Lipa, trabalho reconhecido pelos comunitários. Afora as obras internas no imóvel, incluindo a parte externa, necessitamos também de sinalização de trânsito no entorno da creche e redutor de velocidade {em frente ao portão da creche}. Já solicitamos isso junto à Semob, que argumenta que o ofício encaminhado já consta na lista de serviços futuros da Pasta.  Nossa preocupação se justifica: a creche fica localizada numa curva, e o tráfego na área é intenso, colocando em risco a vida de todos".

A diretora solicitou ainda do vereador Dr. Xavier para que empreenda diligências no sentido de ser ampliado o número de coletivos naquela área, salientando que, após o expediente da creche, os educadores e demais funcionários permanecem longo tempo no ponto de ônibus. "Só contamos com um único coletivo, o de número 250, que faz a linha até o distrito do Sucuri. Demora cerca de uma hora. Antigamente, tínhamos uma outra alternativa, linha que passava no Centro de Eventos do Pantanal".

Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier