26/02/2018
Projeto "Meu Amigo", atendimento odontológico do Instituto Xavier, será iniciado no bairro São benedito
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier

Meta é atender 60 pessoas/dia, crianças e adultos.  O atendimento acontecerá no ODONTOMÓVEL, ônibus equipado com dois consultórios.

Assessoria  – Em reunião com dirigentes comunitários do bairro São Benedito, na última sexta-feira, às 19h, o voluntário Vereador Dr. Xavier explicou detalhadamente como será o atendimento no ODONTOMÓVEL, Projeto "Meu Amigo", aos moradores locais, a partir da próxima semana. O Odontomóvel ficará estacionado no pátio da Igreja São Benedito, que dispõe de galpão. O bairro São Benedito é uma comunidade modesta, com pouco mais de 800 habitantes, e está localizado ao lado do Coophamil, entrada pelas laterais da Avenida Miguel SUTIL.

Trata-se de uma das etapas prioritárias do Projeto do Instituto Xavier, entidade que o parlamentar – odontólogo profissional - é voluntário. O início das atividades do odontomóvel representa a consolidação de um sonho de vida, afirma Dr. Xavier.

“Quem entrar no ônibus, que dispõe de dois confortáveis consultórios, será muito bem atendido. O dentista já terá em mãos a ficha do paciente com seus dados de saúde (tipo sanguíneo, glicemia, etc.). O Projeto "Meu Amigo" -  Instituto Xavier - foi elaborado pensando justamente nas pessoas carentes que necessitam de atendimento odontológico”.

Discutiu-se na reunião a forma de cadastramento e a quantidade de pacientes/dia, que não pode exceder 60 fichas (30 adultos/crianças).  O paroquiano Percílio Pereira de Souza foi designado para cuidar dessa função. “Nossa comunidade é pequena e bem humilde, mas registra carências diversas. O Instituto vem suprir uma delas, na parte odontológica”, afirmou.

Dr. Xavier disse que, independente de cadastro, serão atendidas pessoas que apresentarem alguma situação de emergência. “Trabalharemos no período da tarde (terça-feira, quinta e aos sábados), das 13h30 às 18h. O atendimento – totalmente gratuito - inclui restaurações, extrações. Só não faremos canal nesta primeira etapa. Porém, se o paciente apresentar quadro infeccioso, nós faremos limpeza, assepsia completa, para que possa dar continuidade ao tratamento numa unidade SUS”.

O parlamentar ainda ressaltou que o atendimento é aberto a todos, sem distinção de credo, religião, etc. “Escolhemos as igrejas para sediar os atendimentos pela logística de espaço e abrigo. Atenderemos na Igreja do São Benedito e, na sequência, em outras católicas e evangélicas, pois contamos com parceiros de várias congregações religiosas. O importante é atender o ser humano”.

Ainda participaram da reunião o festeiro de São Benedito, Deomedes César e Ângela Meirice.

Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier