01/03/2018
Vereador Abilio flagra ação de “moradores” jogando lixo em córrego no bairro Parque Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior
Vereador Abilio Junior
Uma área de proteção ambiental tem sido usada por algumas pessoas “moradoras” do bairro Parque Cuiabá e região como “lixão”. Em uma vistoria no local, o vereador Abílio Junior (PSC) flagrou a ação. Além do flagrante, ouvindo alguns moradores da área, o parlamentar obteve a informação de que essa atitude tem sido fomentada pelo então presidente do bairro, conhecido como “Carioca”.

“Ouvi não foi de uma ou duas pessoas. Vários moradores que entrevistei disseram que têm recebido a orientação do presidente do bairro para que joguem seus lixos naquele local, pois, segundo ele, existiria uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá, que seria responsável por fazer uma limpeza constante no local”, salientou Abilio. Contudo, procurado pelo vereador, o secretário de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá, José Roberto Stopa, disse que não existe qualquer parceria nesse sentido.

Em virtude disso, o parlamentar usou a tribuna, na sessão da Câmara de Cuiabá desta quinta-feira (1º), para expor a problemática e buscar medidas políticas para solucionar a questão social, que afeta a saúde pública dos moradores daquele entorno.

“Além de ouvir a denúncia desses moradores, checamos que há várias pessoas vítimas de Dengue e Chikungunya. Diante de tanto lixo armazenado, a área pode ser a grande causadora dessas doenças, por ser bastante propícia para alojar criadouros do mosquito Aedes Aegipty, que é o transmissor delas”, explicou Abilio.

Uma das medidas sugerida pelo parlamentar foi a participação popular, especialmente do presidente do bairro (“Carioca”), em uma audiência pública para tratar sobre a problemática. Outra intervenção, indicada pelo vereador Misael Galvão (PSB), foi a realização de uma reunião entre os vereadores e a presidência da União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam). Já o presidente da Câmara, vereador Justino Malheiros (PV), salientou que “há falta de consciência da própria população” e indicou uma ação pública de conscientização sobre educação ambiental.

“Temos que buscar meios práticos de mudar essa realidade. Uma área de proteção ambiental não pode sofrer esse tipo dano, que reflete diretamente na população”, frisou Abilio, citando dados do projeto do Ministério Público Estadual (MPE), Águas para o Futuro, no qual aponta que aproximadamente 80% dos córregos e nascentes de Cuiabá estão poluídos.

Dana Campos

Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior