Início
NOTÍCIAS
13/03/2018
Ônibus "sucatas" entram na pauta de reclames do Legislativo de Cuiabá
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Plenário da Câmara Municipal de Cuiabá
Parlamentares questionam idade da frota de ônibus coletivos da capital, que opera com veículos deteriorados. Alguns apresentam problemas típicos de sucatas ambulantes, definem

No seu pronunciamento da tribuna do Legislativo hoje (13), o vereador Abílio Abilinho discorreu sobre a situação precária dos ônibus de transporte coletivo que transitam pelas ruas de Cuiabá e periferia. Isso está em desacordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, conforme observou o parlamentar, e tem causado não apenas transtornos aos usuários, mas também lesões. É o caso da menina Ana Lúcia, sete anos, que teve a perna rasgada quando em contato com ferro cortante de uma poltrona avariada. "Por sinal, estava até enferrujada, fator complicador. A criança poderia ter sido vítima de uma gangrena ou algo parecido", disse Abílio.

Ele citou que isso acontece porque grande parte da frota de transporte coletivo urbano/intermunicipal já ultrapassou o tempo de vida útil, o que compromete a qualidade dos serviços ofertados diariamente à população. "A vida útil de um veículo similar não pode ultrapassar sete anos, mas muitos estão com o dobro desse tempo, e continuam transitando aos trancos e barrancos, repletos de estragos que não são reparados e oferecem riscos à integridade física dos passageiros, como foi o caso da menina Ana Luíza. Quantas Ana(s) já não podem ter sofrido ferimentos semelhantes ou até piores?" - questionou.

Segundo o vereador, deve ser levado em conta ainda os prejuízos que a utilização de frota não moderna acumulam. "Atrasos no cumprimento dos horários previstos, panes mecânicas, elétricas, etc., assentos avariados, maior consumo de combustível, emissão de gases de forma anomal, o que compromete o meio ambiente, e por aí... Então, é fundamental que esses ônibus sejam substituídos por veículos novos, dotados de tecnologia compatível aos anúncios de uma cidade avançada, a Cuiabá dos 300 Anos. A persistir tais problemas, fica complicado dizer que a capital marcha em sintonia progressista, harmônica àquilo que todos os seus habitantes desejam".

Assessoria/Câmara Municipal de Cuiabá




 


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.