14/11/2008
Audiência aponta falha do SUS no atendimento aos diabéticos
O alerta ao Diabetes mobiliza pessoas do mundo inteiro. Em Cuiabá o tema foi amplamente discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá. Requerida pelo vereador Lúdio Cabral (PT) o evento resultou no apontamento de falhas dos serviços oferecidos na rede municipal de saúde às pessoas com diabetes e n a sugestão de mecanismos que garantam ao paciente o acesso aos insumos destinados ao auto-monitoramento dos níveis de glicose no sangue. Outra sugestão é a criação da Associação dos Diabéticos.

Conforme denúncia formulada ao Ministério Público, em Cuiabá as pessoas com Diabetes Mellitus não conseguem ainda acessar no sistema municipal de saúde medicamentos e insumos destinados ao auto-monitoramento dos níveis de glicose no sangue. O acesso ao material é assegurado na Lei Federal 11.347, regulamentada pelas portarias 2.583 e 3.237 publicadas desde outubro de 2007 pelo Ministério da saúde.

Lúdio disse que o direito aos insumos é fundamental para o controle da doença. Pois possibilita ao paciente que depende do uso cotidiano de insulina fazer o acompanhamento da glicemia durante todo o dia, avaliando e controlando a eficiência da alimentação, da medicação oral, e o uso correto da insulina.

Para o médico, Marcelo Maia existe uma lacuna do sistema público de saúde que acaba inflacionando o atendimento no pronto Socorro de Cuiabá. O município não consegue gerir os recursos destinados ao atendimento e tratamento dos pacientes diabéticos incorrendo no aumento de internações e mortes precoces de pessoas portadoras da doença.

A criação da Associação, segundo os participantes do evento vai significar um avanço na luta por melhoria da qualidade de vida e no tratamento dos diabéticos que além de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos destinados ao tratamento e cobrar políticas públicas de saúde vai apresentar sugestões.

Uma das propostas da audiência é a criação de um centro de referência ao paciente diabético. A idéia é trabalhar na qualificação de profissionais da saúde e multiplicadores para que a sociedade de uma forma geral seja beneficiada com cursos e informações importantes que garantam qualidade de vida e prevenção.

Este ano o tema do Dia Mundial do Diabetes é a criança e Adolescente. A campanha alerta para o aumento da prevalência do diabetes-tipo 1 e tipo 2, entre crianças e jovens, que cresce a um ritmo de 3% ao ano.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro