16/03/2018
Novo perfil dinâmico do Procon Municipal tem reconhecimento também da Câmara

A data do consumidor é todo dia, e é importante que a população tenha respaldo do Procon. Como tem do próprio Legislativo de Cuiabá, que também não interrompe suas funções quando o horário do expediente normal é ultrapassado. Há sempre um parlamentar de plantão para atender os munícipes", afirma Justino Malheiros

Para o presidente do Legislativo de Cuiabá, Justino Malheiros, as medidas ultimadas pela atual direção do Procon Municipal projetam nítida defesa ao consumidor, agora melhor instrumentado para que seus direitos sejam efetivamente garantidos. Ontem (15), foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor

"Se o povo vai ao Procon e pede ajuda, cabe ao órgão de fiscalização/defesa do consumidor intervir prontamente. É essa a tônica de atuação de qualquer Procon, e o de Cuiabá segue padrão idêntico na gestão atual. Deve ser reconhecido então o empenho do secretário Gustavo Costa (Procon) na implementação de iniciativas realmente benéficas ao propósito de objetivos desse órgão. A população tem sido a principal beneficiada, e a Câmara Municipal reconhece isso".

A afirmação é do presidente da Casa de Leis da capital, vereador Justino Malheiros. Ele recorda que já houve tempos em que o Procon Municipal de Cuiabá registrava procura insignificante por causa do descrédito dos consumidores em relação à baixa quantidade de êxito de suas intervenções. Havia ainda uma estrutura incompatível à carga de demandas diárias do órgão, observou Malheiros. "É uma realidade que ficou pra trás, não tem mais sentido algum. A atual traz à tona um Procon ágil, com eficiência perto dos 100% no atendimento às milhares de queixas ali encaminhadas pelos habitantes do município. Mudanças possíveis graças à determinação dinâmica imposta pela sua diretoria, é fato".

Para o secretário do Procon Municipal, Gustavo Costa, essas mudanças operacionalizadas na sua gestão realmente trouxeram um novo perfil de atuação da instituição pública à prática cotidiana de suas obrigações oficiais. "Agradeço o reconhecimento ao nosso trabalho pelo Parlamento Municipal, que também é órgão fiscalizador e está atento ao que acontece fora e dentro da esfera do Executivo, com o intuito de garantir lisura e proteção aos direitos da população. Com certeza, a imagem do Procon de Cuiabá foi resgatada com sucesso, pois o órgão passou por transfiguração positiva em todos os sentidos, com base nas orientações do prefeito Emanuel Pinheiro para ampliar, de forma eficiente, o atendimento prestado aos consumidores cuiabanos. Amplitude que possiblita colher resultados almejados".

Costa salientou que, a partir dessas mudanças, o Procon passou a atender de forma mais eficiente, além de ter seu trabalho reconhecido por uma maior faixa populacional. "Ultimamos medidas administrativas que revigoraram sua estrutura física e procedimentos nos atendimentos, somando-se a novos equipamentos de informática, que realmente facilitam o trabalho dos servidores. Nasceu, em síntese, em Cuiabá, um novo Procon".

O secretário ainda informou que sua meta é investir em iniciativas de cunho resolutivo, respaldadas no Código de Defesa do Consumidor. "Estamos em franca comemoração pelo Dia Mundial do Consumidor, ontem (15). Dentro desse roteiro festivo, incluímos várias ações com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar a população sobre as relações de consumo, além de promover uma espécie de mutirão da conciliação. Este atendimento possibilita negociações para quitação de dívidas e recuperação de crédito dos consumidores inadimplentes. Os serviços ofertados envolvem parceiros como a Energisa e Águas Cuiabá, propostas diferenciadas e parcelamento facilitado, com consulta gratuita ao CDL e SPC".

Durante os atendimentos fiscais do Procon, estão sendo distribuídos exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CFC) e cartilha de orientações e demonstração para uso do aplicativo para denúncias, explicou o secretário. "Foram várias mudanças, e elas implicam em completa reorganização positiva da estrutura funcional do órgão.  Reformamos todo o prédio, recepção, sala de atendimento, de audiência, etc. Os fiscais agora estão aparelhados com modernos computadores, impressoras, e cada dia mais o Procon desponta de maneira funcionalmente dinâmica, primando por atendimento humanizado, diferenciado, onde os consumidores dispõem de café, água gelada e toda atenção possível. Reciclamos, enfim, para poder atender da forma desejada por todos. E funcionamos de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, sem fechar para almoço".

Da Assessoria - Secom/Câmara de Cuiabá

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!