18/03/2018
"Chico do Som" já está imortalizado nos nossos corações", diz vereador
Foto Secom - Câmara Municipal de Cuiabá
Vereador Dr. Xavier
Dr. Xavier afirmou hoje (17) estar consternado com o passamento do colega Francisco Clarindo da Costa, mais conhecido como "Chico do Som"

Segundo o parlamentar declarou ao saber da notícia, "o Plenário do Legislativo de Cuiabá foi impactado de respeitoso silêncio saudoso, em virtude da importância do servidor "Chico do Som", no dia a dia operacional da Casa de Leis". Dr. Xavier sempre fez questão cumprimentar os técnicos da área e de outros setores aliados ao entrar em plenário, e disse que a imagem do compenetrado "Chico", atenta ao desempenho acústico do lugar, jamais sairá de sua memória. "Ele sorria mansamente quando eu o cumprimentava, consciente de que éramos amigos. Fiquei realmente abalado pela perda, e imagino como os familiares e demais colegas/amigos do nobre Chico também não estão sentindo essa sua partida repentina".

Francisco Clarindo da Costa cuidava do setor de som do Plenário da Câmara há anos, supervisionando a acústica das audiências e reuniões. Atividades desenvolvidas com profissionalismo impecável, "postura ética que o consagrou como um dos mais competentes do setor na história do Parlamento". Essa é a opinião unânime dos parlamentares atuais e de outras legislaturas.  Também os colegas técnicos endereçaram elogios à forma responsável e atenta com que "Chico do Som" trabalhava e em relação ao seu convívio no Legislativo. "Enquanto servidor, carreira interrompida pelo chamamento repentino de Deus, Chico respondeu pela área de som com seriedade profissional invejável sem dúvida, é referência exemplar para colegas técnicos de som e para aqueles que objetivam trilhar essa carreira futuramente", afirmou Ricard Cristian, funcionário do Departamento de Informática.

Dr. Xavier salientou que os elogios ao trabalho e à pessoa de "Chico do Som" não surpreendem sequer quem não o conhecia pessoalmente, mas que já ouvira falar de suas excelentes virtudes pessoais e procedimentos irretocáveis, no âmbito profissional. O parlamentar externou condolências aos familiares e pessoas íntimas do servidor, categoria na qual ele próprio diz estar integrado, juntamente com os demais detentores de mandato na Casa de Leis e servidores administrativos.

"Perder um amigo, um colega, é algo doído. Saber que ele não estará mais ali, não fará mais parte do cotidiano do nosso trabalho, e que não voltaremos mais a nos ver por aqui, no seio terrestre, traz emoções indescritíveis. Mas, conforme disse, é preciso ponderar, acreditar nos desígnios do Senhor. Deus não tiraria "Chico do Som" do nosso convívio por mera decisão: com certeza,Ele tem um projeto bem maior para nosso amigo, graduado naturalmente na análise divina do Todo-Poderoso durante o tempo em que esteve conosco. O que é lastimável é a perda física, algo que nenhum ser humano ainda consegue se conformar. A figura serenamente impositiva de "Chico do Som" silenciou tristemente não apenas o Plenário e o recinto de todo o Parlamento Municipal, mas também os sorrisos de milhares de corações".

João Carlos de Queiroz/Assessoria Dr. Xavier