Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
19/03/2018
No tempero certo da política
Foto Ednei Rosa
Maria Auxiliadora e Luzinete Margarida de Almeida
De irresistível aroma para quem aprecia boa culinária, o trivial almoço de duas servidoras se tornou convite aberto a quem transita pelos corredores do Legislativo Municipal. Néctar de deuses, de simplicidade confessa

Não há forma de ignorar o chamamento gastronômico  oriundo do primeiro corredor da Casa de Leis da capital, local de trabalho das sorridentes Maria Auxiliadora e Luzinete Margarida de Almeida: ali, elas preparam não apenas um aromático café, mas também um suculento almoço à base de  receitas simples, legítima assinatura cuiabana. Ambas têm histórias parecidas, em termos de sonhos de vida e mesmo no âmbito profissional. Mulheres de fé inabalável em Deus, convictas de que todos os seres viventes têm missões a cumprir a partir do seus nascimento, quando as retinas - então acalentadas pelo ventre materno - finalmente descortinam luz mundana.

O mais interessante é que Maria e Luzinete abrem as portas receptivamente a quantos colegas se quedam sob o chamamento hipnótico dos suculentos pratos preparados no exíguo ambiente de trabalho, repleto de panelas, garrafas térmicas e outros utensílios de cozinha. "Fazemos alguma coisa mais na base do improviso, macarronada, arroz com galinha, pequi, por aí... As pessoas gostam de imediato, suspiram ao entrar na cozinha. Então, convidamos para que provem um pouco. Isso tem sido constante, e é prazeroso saber que nossa culinária agrada tanto", diz Luzinete Margarida.

A cuiabana Luzinete, católica convicta, está há apenas nove meses na Câmara, é funcionária contratada. Aos 48 anos, afirma ser feliz com seu trabalho e junto aos familiares. "Atualmente estou solteira. Tenho dois filhos, Edivan Benedito de Almeida, 29, e Gabriel Victtor de Almeida, 16. Sou filha de João Melquíades de Almeida e Jorgina Silva, ambos falecidos. As saudades deles sempre batem, é normal. Mas temos que tocar a vida, pois é trabalhando que conseguimos empreender passos rumo aos novos projetos de vida".

Um desses projetos, confessa, é conhecer Aparecida do Norte, o templo católico que considera mais lindo do País. "Na verdade, mais do que projeto é um sonho ir até lá. Agora que estou empregada, vou tentar economizar, apertar as rédeas". 

Já a colega Maria Auxiliadora, 48 anos, natural de Cáceres e "cuiabana por vocação", segundo ironiza, é igualmente devota de Nossa Senhora e também deseja conhecer Aparecida. "Católico que é católico tem esse desejo. Faço parte da missão "Enchei-vos" (Jesus Misericordioso - Ribeirão do Lipa). Ainda não me considero assim tão católica, diria que estou em fase de conversão. Todos somos pecadores, ninguém é santo. Mas tenho procurado me dedicar, é o mais importante".

Maria Auxiliadora atua no Legislativo Municipal há 4,5 anos. Casou-se com Januário Lemes da Silva, "cidadão do bem", descreve, "marido exemplar". Orgulha-se da prole que constituíram, os filhos Joilson Lemes, Jucélia e Josiane Lemes. Diz que adoraria conhecer Salvador, terra de Jorge Amado. "Lá tem um mar lindo. O mar é tudo de bom, é anestesia gratificante do corpo e da alma. Fico imaginando o dia em que terei oportunidade de mergulhar em suas águas salgadas. Morrer sem conhecer o mar seria muito sem-graça. Vou conhecer, se Deus assim o quiser".

De forma enfática, as simpáticas servidoras afirmam que são apaixonadas pela Câmara de Cuiabá. "Tanto eu como Luzinete trabalhamos aqui com amor e dedicação, antes de tudo. Os feriados se tornam vazios em parte, apesar dos familiares presentes. Já nos acostumamos com a movimentação de políticos e dos funcionários, em geral. Principalmente daqules que vêm à cozinha filar um pouco do nosso almoço simples. E saem sempre elogiando, precisa ver como gostam de tudo que preparamos. Fazer comida no local de trabalho evita sair sob esse sol causticante de Cuiabá é bem mais prático e saudável".

João Carlos de Queiroz/Assessoria de Imprensa Gabinete Dr. Xavier


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.