27/03/2018
Justino Malheiros aponta importância da 1ª Corrida do Legislativo
O Presidente da Câmara Municipal parabeniza iniciativa da Associação de Servidores do Parlamento, e salienta a importância deste evento como "apoiador da prática esportiva e elo de confraternização comunitária"

A movimentação em torno da 1ª. Corrida de Rua do Legislativo Municipal, a ser realizada agora em maio, dia 13, tem sido unânime nos bastidores da Casa de Leis cuiabana, com aplausos da Mesa Diretora e dos demais detentores de mandato popular. O presidente Justino Malheiros enfatizou a iniciativa deste evento, a cargo da Associação de Servidores da Câmara de Cuiabá. Entende que é um marco sinalizador da importância dos esportes no dia a dia das pessoas, "muitas à mercê de delicada rotina sedentária", pontuou.

Conforme Justino, trata-se de um genuíno abraço fraternal que os legisladores e funcionários do Parlamento estendem a todos os munícipes. "É uma forma de a Câmara manifestar que a comunidade cuiabana representa preocupação social constante no foco dos seus trabalhos. Também evidencia a disposição da Casa de Leis em manter as portas abertas para receber a todos e suas respectivas reivindicações, prontamente acatadas e encaminhadas em busca de resolutividades distintas, a contento geral".

Justino Malheiros enfatizou que esta corrida tem o propósito fundamental de induzir à prática esportiva, necessidade inerente àqueles que mal têm tempo de se dedicar à manutenção saudável do corpo. Ele advertiu que essa tendência não é exclusividade cuiabana, mas imposição negativa no mundo atual, agravada pela utilização de tecnologia avançada. "Robôs têm substituído as pessoas nos afazeres mais elementares. É um processo corrosivo de atrofia física e mental".

Evento aberto a todos os setores da sociedade

Segundo análise de Malheiros, identicamente a outras instituições, os servidores da Câmara também passam grande parte do dia voltados a funções de ordem administrativa, praticamente sem qualquer movimentação física. O corre-corre diário, compara, é para atender de forma eficiente quantos procuram o Parlamento com demandas frequentes. "É a maratona presente em qualquer órgão público. Temos de resolver, procurar dar eficiência. O perigo reside justamente aí é o contraditório do bom senso, em termos de garantia da saúde, independente de disponibilidade de suportes clínicos nas dependências do Palácio Pascoal Moreira Cabral".

Ao oficializar apoio integral à realização dessa 1a. Corrida, afirma Malheiros, o Parlamento também cumpre seu papel de alertar a comunidade para que a saúde não seja jamais colocada em segundo plano.  "Conclamamos as pessoas, em resumo, a terem uma maior atenção consigo mesmas. Pois a prática de esportes, não é nenhum segredo, traz energia. Os ganhos são gerais, inclusive de produtividade. Prevalece pré-disposição corporal e mental para enfrentar as pressões impostas nos diferentes campos de trabalho, geralmente calcados na inércia e consequente sedentarismo".

Também opinando, o vereador Dr. Xavier destacou que a prática esportiva é realmente garantia de vida saudável. "Não há quem não se sinta bem quando empreende uma boa caminhada, pratica natação, joga futebol, anda de bicicleta, etc. A Câmara, como um todo, está de parabéns por essa iniciativa (Associação) e apoio (Mesa Diretora) a este evento. Também vamos participar. É um brinde coletivo de saúde que o Legislativo acena à capital na alvorada do aniversário da cidade".

A CORRIDA:

A) Prevista para ser realizada dia 13 de maio próximo, a corrida terá um percurso de 7 quilômetros, partida e finalização do prédio da Câmara Municipal. As atividades serão supervisionadas pela Federação de Atletismo Mato-Grossense (FAMT).

B) As inscrições (valor de R$ 55 reais) para já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 15 de abril ou até se atingir mil inscritos. Os recursos arrecadados serão destinados a instituições de caridade em Cuiabá, a exemplo da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Abrigo Bom Jesus. Aos inscritos, serão fornecidos número de peito, chip e camiseta alusiva ao evento. Além disso, vale salientar que a corrida é restrita a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições serão realizada, exclusivamente, por meio eletrônico no site do morro-mt: http://www.morro-mt.com.br.

Haverá várias premiações: troféus e o prêmio máximo de 1200,00 reais para a categoria geral. Haverá ainda premiações para as primeiras colocações referente às faixas etárias, a portadores de pessoas portadoras de necessidades especiais e aos agentes públicos e políticos da Câmara Municipal de Cuiabá.

Para mais informações, acesse ao regulamento: http://www.morro-mt.com.br/eventos/1a-corrida-do-legislativo-cuiabano-68

Secretaria de Comunicação/Câmara Municipal de Cuiabá