Início
NOTÍCIAS
10/04/2018
Documentário Moisés Martins será lançado no próximo dia 20, no Cine Teatro Cuiabá
Trabalho cinematográfico faz abordagem acerca da vida pessoal do poeta cuiabano, atuação política e, principalmente, sobre inspirações culturais. A apresentação do documentário terá início às 20h
 
 
O Cine Teatro Cuiabá terá uma movimentação extra no dia 20 próximo, a partir das 20h, horário de exibição do documentário acerca da vida do poeta cuiabano Moisés Martins, referência cultural nessa área e em outros segmentos ligados à cultura local e estadual. O documentário, produção executiva de Paulo Roberto de Melo e do diretor Rafael Martine, começou a ser trabalhado em junho de 2017, com finalização agora em abril. Na opinião de Martine, trata-se de documento audiovisual, que retrata, passo a passo, traços singulares da personalidade do poeta e sua respectiva contribuição ao setor cultural mato-grossense. Indagado sobre quem é Moisés Martins, na sua concepção, o diretor disse que, para ele, é um dos maiores escritores e artistas brasileiros, capaz de traduzir, por meio das palavras, "toda a singularidade contida na essência da letra poética".
 
Com duração de 70 minutos, a cores, o documentário faz uma avaliação precisa da arte cultural como um todo, personificando Moisés Martins na qualidade de condutor de parte desse processo construtor, a fim de possibilitar ingresso franqueado a quantos simpatizem com esse segmento. "Moisés, sobretudo, é um contemplador das belezas agrestes do nosso Estado, com enfoque no Cerrado e Pantanal. Sua vida é marcada pela intensidade em suas produções profissionais, em geral, centralizadas nas áreas política e cultural. Nesta obra, abordamos vários aspectos considerados relevantes para um crescimento estruturado da proposta de dinamização da cultura em Mato Grosso, que, infelizmente, ainda carece de apoio efetivo por parte das instituições governamentais. Há uma procura ininterrupta para a consolidação de ponte dessa antiga meta. Esperamos que, no futuro, perspectivas alentadoras sejam sinalizadas".
 
Além de poeta, enfatiza, Moisés Martins tem veia historiadora, e assim a equipe do documentário pôde retratar o "ontem esquecido de Mato Grosso", com projeção positiva para amanhãs que sigam esse percurso igualmente brilhante, assinalou o diretor. "Ele (Martins) consegue fazer do simplório, do cotidiano, um fato interessante por meio das palavras, quando expressa, de maneira objetiva, entremeada de boa prosa poética, aquilo que vivenciamos ou pôde ser vivenciado pelos que viveram lá atrás, em tempos que não existíamos ainda. É um resgate de preciosidade intensa, apaixonada. A poesia histórica que ele narra tem essa perspectiva abrangente, e assim pudemos construir um documentário interessante, onde a interessante beleza da narrativa está integrada também à figura do próprio narrador", concluiu.
 
Estão sendo aguardados para a estreia do documentário várias autoridades da área cultural e artistas. O diretor Rafael Martine disse que esse é um dos trabalhos que ele já considera primoroso na sua carreira na área cinematográfica. Martine, 33 anos, é servidor efetivo da Câmara Municipal de Cuiabá há cinco anos, lotado na Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico da Casa de Leis do município. Natural de Cascavel, Paraná, formou-se pela UFMT em Pedagogia, e atualmente faz Mestrado em Educação Ambiental, Comunicação e Artes. Ele enfatizou que o cinema surgiu em sua vida desde criança, e seu grande sonho sempre foi produzir trabalhos que outras pessoas poderiam também participar. "O cinema possibilita isso. Costumo dizer que representa a própria fantasia de realidades eventuais, algumas talvez improváveis, outras testemunhadas em presentes que, antes, até duvidávamos. Mas o cinema se antecipa às vezes à própria realidade do mundo em curso, é fato incontestável. É uma de suas mágicas".
 
FICHA TÉCNICA DO DOCUMENTÁRIO
DIREÇÃO, ROTEIRO E EDIÇÃO: RAFAEL MARTINE
PRODUÇÃO EXECUTIVA: PAULO ROBERTO DE MELO
DIREÇÃO DE ÁUDIO: ELLCYO CASTRO
ASSISTENTES DE DIREÇÃO: IVANETE MARQUES DE SOUZA E RAFAEL DE SIQUEIRA NETO
DIRETOR DE CRIAÇÃO GRÁFICA: RUITHER DE REZENDE 
DIREÇÃO DE MARKETING: MILTON ALVES PEDROZO

João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/01 - Vereador alerta para doenças transmitidas por pombos
18/01 - Vereadores renunciam ao mandato para assumir vaga na AL
18/01 - Esclarecimento: Elizeu Nascimento, deixa claro que não se sentiu constrangido com o discurso do sindicalista Antônio Wagner
17/01 - Cyrineu propõe intercambio com Assembleia para o “1º Congresso de Direito Parlamentar”
17/01 - Vereador Orivaldo da Farmácia realizará mutirão de Limpeza no bairro Jardim Industriário I
17/01 - Paulo Araújo e Elizeu Nascimento renunciam mandato nesta sexta (18)
16/01 - Vereador Renivaldo Nascimento avalia que em 2018 foi feito de muito trabalho e de muitas conquistas
16/01 - Sem critério técnico, Prefeitura exonera servidores por não terem “padrinhos políticos”
16/01 - Reorganização Urbana é pauta em Reunião entre Vereador Orivaldo da Farmácia, FACMAT e Prefeito Emanuel
16/01 - Boca de lobo é desobstruída após solicitação do vereador Misael Galvão
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.