20/04/2018
Câmara concede títulos de cidadão a novos cuiabanos
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Cuiabá ganhou mais 164 novos cuiabanos na noite de quinta-feira (19). No Teatro Zulmira Canavarros, a Câmara Municipal de Cuiabá fez a entrega dos tradicionais títulos de cidadã e cidadão cuiabanos, honraria que o Parlamento Municipal concede todos os anos para celebrar a data de fundação da cidade, 08 de abril, a personalidades reconhecidas pelo relevante serviço que prestam à cidade que escolheram para morar, realizar projetos de vida, constituir família.

O vereador Mário Nadaf, do PV, falou em nome da Casa de Leis e destacou que Cuiabá possui uma linda história, feita pelos braços de índios, de negros e de bandeirantes, pessoas que aqui viviam e para vieram. “As senhoras e os senhores são agraciados por este título, como no passado foram o habilidoso engenheiro Cássio Veiga de Sá, o Governador Pedro Pedrossian, o Bispo Dom Orlando Chaves” e tantos outros que passaram da condição de “pau rodado” a cuiabanos de “chapa e cruz”, pois o Título de Cidadão Cuiabano é “uma nova certidão de nascimento, portanto, passam a ser, por direito, filhos legítimos da nossa cidade, irmãos do nosso povo”.

Em sua fala, Nadaf, professor de História e advogado, ressaltou que reconhece pessoas como cidadãos tem origem na Grécia Antiga e se assenta no conceito de cidadania como designação de direitos ao cidadão, aquele que vivia na cidade. “Cidadania pressupunha, portanto, todas as implicações de uma vida em sociedade. Modernamente, o conceito de cidadania foi ampliado, passando a englobar um conjunto de valores sociais e políticos que determinam o conjunto de deveres e direitos de todos nós”.

Representando os homenageados teve palavra a Secretária Municipal de Gestão Ozenira Félix Soares de Souza que aportou em Cuiabá na década dos anos de 1990, e revelou sentir-se muito agradecida não só por representar os homenageados mas principalmente pelo reconhecimento, pois jamais sonhara em receber tal honraria tendo em vista ser “mulher e mulher negra, condições que ainda complicam bastante a vida de uma pessoa na nossa sociedade”.

O Deputado Federal Victório Galli (PSC) representou a bancada federal do estado e usou da palavra para ressaltar a importância do parlamento da cidade prestar reconhecimento a pessoas que “prestam valiosos serviços nos inúmeros setores da vida econômica, educacional, social desta Capital”.

Além dos 164 títulos, foram entregues 8 ordens do mérito cuiabano e 8 comendas, que são outorgados por indicação de cada um dos 25 vereadores do Parlamento Cuiabano, após a devida votação em Plenário, sendo um reconhecimento oficial da cidade de Cuiabá aos mais novos cuiabanos.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ