26/04/2018
Dr. Xavier recepciona grupo de escoteiros na Câmara
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Ao todo, 25 escoteiros conheceram hoje o funcionamento do Legislativo, grupo constituído de 19 jovens, de 11 a 17 anos, e 6 adultos. Muitos questionaram a respeito das eleições, dispositivos que envolvem o processo eleitoral, e as funções diárias inerentes à Casa Parlamentar

Membros do Grupo de Escoteiros Uniselva, entre crianças, adolescentes e coordenadores, visitaram hoje (26) cedo as dependências do Legislativo da capital, sendo recepcionados pela coordenação de Cultura da Casa de Leis e pela equipe do vereador Dr. Xavier. Logo à entrada do Palácio Paschoal Moreira Cabral, marco do Centro Geodésico, considerado o "Coração da América do Sul", os escoteiros se inteiraram de toda a história desse espaço, explanação feita por Rafael Martini (Cultura).  "A determinação do local exato onde hoje se situa o Centro Geodésico, ponto turístico da capital, foi obra do eminente marechal Cândido Rondon, que, no ano de 1909, juntamente com o tenente Renato Barboza, confirmou,a partir de cálculos matemáticos, geográficos e astrômicos, o localo conhecido como "Campo DOurique", ponto central da América", disse.

Antigamente, segundo relato de Martini, a área da atual sede do Parlamento era destinada a castigar escravos e enforcar os condenados pela Justiça. "A fim de mudar esse cenário, aqui foram realizadas posteriormente as famosas "Cavalhadas e Touradas Cuiabanas". Quando esse local foi efetivamente determinado como Centro Geodésico, começou-se a vislumbrar a construção da sede do Poder Legislativo do Estado, para maior valorização do espaço. Em 2005, quando a Assembleia instalou-se na nova sede, na região destinada aos poderes instituídos pelo Estado (Centro Político Administrativo-CPA), o município reconquistou definitivamente seu espaço".

Em seguida, os escoteiros foram recepcionados com um café da manhã no gabinete de Dr. Xavier, oportunidade que puderam se inteirar acerca dos trabalhos da Casa de Leis. Essa visita teve por finalidade o cumprimento de etapas de lobinhos, escoteiros e seniors, relacionadas ao desenvolvimento dos integrantes na instituição, explicou o chefe de Gabinete do parlamentar, Everson Sanchez, escoteiro-chefe da Associação Mato-Grossense de Escotismo Independente (AMEI), que também enalteceu o orgulho do Parlamento em receber representantes do escotismo.

Conforme Dr. Xavier, membro da União Parlamentar Escoteira, os escoteiros realizam uma nobre missão social em todo o mundo, e para ele {e todos os pares constituídos na Câmara} é uma honra receber representantes de um dos segmentos dessa instituição. A Câmara Municipal de Cuiabá é o órgão responsável por estabelecer leis para a administração do município, pontuou. "Nós, vereadores, não somos executores, mas, sim, fiscais das ações realizadas pelo Poder Executivo. Dr, Xavier qualificou os escoteiros de "missionários sociais", em face da grande participação voluntária em várias frentes de amparo à população e situações de emergência. De certa forma, vocês são anjos plantonistas, sempre prontos a ajudar seu próximo".

O vereador ainda destacou os projetos de lei de sua autoria (no. 6.208 e no. 6.209, de 31.08.2017), que instituiu no calendário de eventos do município de Cuiabá a Semana do Escoteiro e o Dia do Escotismo, bem como a realização de estudo, por parte da equipe técnica do gabinete, que está preparando uma emenda à Lei Orgânica do Município, em seu artigo 154, que diz: "O Escotismo deverá ser considerado como método complementar na Educação, e outra lei que irá homenagear os escoteiros com um nome e uma praça de nossa capital, além de leis de utilidade pública para os grupos escoteiros cuiabanos".

Também se pronunciando, Danilo Monlevade explicou a importância de que as pessoas sejam conscientizadas sobre seus direitos cívicos ainda quando crianças. "Desde já, o jovem deve começar a analisar o futuro próximo, quando terá também a oportunidade de votar, escolher governantes e opinar sobre coisas diretamente ligadas à sociedade, como um todo. Participar do processo político é fundamental, pois disso depende a obtenção de benefícios reivindicados".

Segundo o coordenador da atividade, chefe dos escoteiros Bruno Cardoso Maiolino, a visita realizada ao Legislativo é uma atividade para progressão pessoal dos jovens dentro do movimento escoteiro. "Eles adoraram essa visita, pois saiu da rotina de atividades. Afinal, eles tinham pouco conhecimento tanto do local como, também, da parte legislativa, dos trabalhos empreendidos pelos vereadores e sua implicação direta em benefícios à cidade e seus habitantes".

Também participaram do café da manhã o coordenador de Cultura Rafael Neto, o presidente do Grupo Escoteiro Uniselva, Paulo Rangel, Kátia Lausman, chefe de Alcateia (Lobinhos), Luid Novak, chefe da Tropa Senior e Guias.

João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier