Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
27/04/2018
Determinado a ajudar feirantes locais, Dr. Xavier mobiliza Prefeitura para liberar Campo do Bode
Assessoria/Gabinete Dr. Xavier
CAMPO DO BODE
"O Campeonato dos Feirantes sempre foi realizado no "Campo do Bode", ao lado da Feira do Porto. O local se tornou referência de tradição cuiabana. Agora, nossa luta é para convencer a proprietária que os feirantes, coordenadores desse evento, não têm como pagar o aluguel fixado em 2018 para utilização da área durante o torneio esportivo", disse o parlamentar
 
Em reunião ontem (26) com o secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Francisco Vuolo, juntamente com lideranças da Feira Municipal (Mercado do Porto), o vereador Dr. Xavier sugeriu estratégias urgentes para resolver o impasse em torno da realização do tradicional Campeonato dos Feirantes, que pode nem acontecer em 2018, por falta de lugar. O evento é realizado anualmente dia 15 de maio, mas esta data deve ser alterada agora em função do impasse em torno da cessão do imóvel, o conhecido "Campo do Bode", situado na lateral do mercado. Trata-se de área particular, e, nesta condição, reconhecem feirantes, vereador Dr. Xavier e o próprio secretário Vuolo, os direitos são exclusivamente da proprietária, que estabeleceu um valor de aluguel elevado, saltando de R$ 6 mil (2017) para R$ 21 mil.
 
Dr. Xavier reconheceu a legitimidade dos direitos da proprietárias em ceder (ou não) o referido imóvel. "Se ela (proprietária) exige "x" de aluguel, está legalmente amparada, o terreno do campo é dela, não há o que fazer. Os feirantes alegam não ter condições de levantar o capital fixado para sua utilização, no decorrer do campeonato. Precisamos, então, buscar uma outra alternativa. Inclusive, ventilou-se a possibilidade de realizar esse certame em outro lugar. Há vários disponíveis, inclusive com aceno de gratuidade pelos proprietários, que veem nisso uma possibilidade de valorização dos imóveis. Afinal, o Campeonato dos Feirantes é um dos mais concorridos na capital, faz parte da agenda festiva da cidade", sublinhou.  
 
O secretário Francisco Vuolo concordou com as exposições feitas pelo parlamentar, e disse estar acompanhando esse processo de perto. "Nesta sexta-feira (27), realizaremos uma reunião para tratar novamente desse assunto. Acredito que haverá sensibilidade da proprietária, uma das convidadas, para entender o quanto esse campeonato é importante para os feirantes, organizadores, turistas e cuiabanos, em geral. Sempre salientando que ela, a proprietária, é soberana para dizer sim ou não, pois detém plenos direitos sobre a propriedade, o popular "Campo do Bode". Talvez consigamos a redução do valor do aluguel deste ano, tudo será conversado. Tenho esperanças, enfim, de sairmos desta reunião com solução satisfatória, definitiva". 
 
Sem condições de bancar o novo aluguel - Segundo o feirante Antônio José da Silva, os feirantes não têm condições de bancar o aluguel determinado pela proprietária do terreno do "Campo do Bode". Ele ainda ponderou que seus colegas não conseguem visualizar algum outro local, que não seja esse local, para sediar o campeonato.
 
"Por um motivo bem simples: o Campeonato dos Feirantes já reconhecido pela Fifa, não "vingaria" se fosse deslocado pra outro lugar, é o entendimento geral. Todos já se acostumaram com ele no "Campo do Bode", pois o certame está integrado ao cenário rotineiro da Feira do Porto. Infelizmente, mesmo que a proprietária resolva ceder o campo, o campeonato de 2018 acontecerá com atraso, não no dia 15 de maio, conforme os anos anteriores. Isso porque a área, em função do período chuvoso, o terreno foi bem danificado, exige drenagem, compactação e outras providências para sediar os jogos. Resta agora torcer para que o secretário Francisco Vuolo e o vereador Dr. Xavier convençam a proprietária. Aí, sim, iremos lutar contra o tempo. A comunidade cuiabana já cobra a realização do campeonato".
 
Ainda participaram dessa reunião Fábio Jr. Maia Pereira, coordenador de Ação Cultural, e Anauzita Marilda da Silva Souza, feirante.
 
João Carlos de Queiroz/Assessoria Gabinete Dr. Xavier


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.