09/05/2018
"Cuiabania respira essência cultural", afirma presidente Justino Malheiros
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Justino Malheiros (PV)
Ao analisar os vários aspectos que compreendem o setor cultural do município, particularmente em relação às tradições cuiabanas, o presidente do Legislativo, Justino Malheiros, disse que "o povo da capital respira cultura incondicionalmente. É um dos traços vigentes da cuiabania", definiu. Na sua opinião, isso é nato da população local, com reflexos inegáveis em todos os laços culturais que emolduram essa formação, constituída por ornamentos distintos. "Reúne uma série de atrativos encantadores aos habitantes daqui e de outros lugares próximos e longínquos". Malheiros citou que a cultura cuiabana é preponderante para que mais avanços sociais aconteçam gradualmente, sem nenhuma imposição forçosa.

"No Legislativo, temos a Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico, setor de importância expresssiva para apoiar e levar à frente diversos projetos culturais de interesse da sociedade. Foi criada pela Resolução número 018, de 05.09.2001, na gestão do presidente João Malheiros. Inicialmente, era denominada de Secretaria Especial de Apoio à Cultura e Resgate Histórico, nomenclatura modificada. Inclusive, conseguimos aprovar, em plenário, o nome da coordenadoria, que passou a se chamar de "Espaço Moisés Martins Júnior".

Justino Malheiros citou que, independentemente de quantos titulares estiveram à frente do setor cultural da Casa de Leis do município, o mais importante é que o Legislativo está atento para apoiar iniciativas culturais que sejam do agrado da população. "É um espaço destacado. Todos os secretários que passaram por lá imprimiram marco de atuação decisiva, positiva a novos passos culturais. Uns se destacaram de forma maior, outros mais modestamente. Mas a contribuição geral foi unânime, isso devemos reconhecer".

De todos, o presidente ressalta que houve um que teve e terá sempre invocação respeitosa de quantos apreciam a "boa cultura, entremeada de resgate das tradições cuiabanas e de uma poesia irretocável, singeleza que diz muito do jeito cuiabano de ser", descreve. Ele se referia ao poeta Moisés Martins, que há pouco foi homenageado com um documentário, exibido no Cine Teatro Cuiabá.

"Moisés Martins é um dos nomes que mais contribuíram no setor cultural do Parlamento para maior ênfase cultural no nosso município. O poeta Moisés, na condição de primeiro secretário de Cultura e Resgate Histórico da Câmara, abriu campo expressivo para que várias ideias saíssem do plano simplesmente teórico, quase utópico, para se tornarem realidade aplaudidas pela sociedade. Houve valorização incontestável à cultura na sua gestão, é fato. Moisés representa, em suma, o diferencial de como a cultura pode ser preservada e praticada no dia a dia".

O presidente fez questão de sublinhar que o atual coordenador da Pasta de Cultura do Legislativo, Rafael Neto, também tem feito por merecer reconhecimento ao trabalho encampado para o setor deslanchar não apenas no recinto Parlamentar, mas em todo o município. "Rafael é um jovem idealista da cultura, pois sabe precisar sua importância aleatória, não prioriza somente esse ou aquele estilo. É um nome igualmente merecido de elogios pelo seu empenho. Pode nem parecer, mas qualquer iniciativa, via Câmara, em se tratando de cultura, além de outras ações aqui realizadas, a maioria no âmbito parlamentar, incide em reflexos imediatos na capital. Traz formatações interessantes, inéditas, empreendedoras. A cultura não foge à regra, ainda que exija oxigenação contínua, para não perder sua vitalidade e desfocar a trilha que irá beneficiar o coletivo da sociedade".

Secretaria de Comunicação Social da Câmara de Cuiabá