Início
NOTÍCIAS
10/05/2018
Diagnóstico precoce de deficiência auditiva em recém-nascidos é tema de projeto de Lei
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Vereador Paulo Araújo
Aprovado o projeto de Lei do vereador Paulo Araújo (PP), o Programa contribuirá para a correção antecipada do grau da deficiência auditiva quena fase de maturação (compreendida entre 0 e 4 anos)

A deficiência auditiva é tema do projeto de Lei do vereador Paulo Araújo (PP) que propõe a criação do Programa de Diagnóstico Precoce de Deficiência Auditiva em recém-nascidos, como forma de universalizar os direitos conforme a constituição cidadã de 1988. Bem como reconhecer a importância em tratar este assunto para o desenvolvimento social da população, uma vez que a perda auditiva causa danos no comportamento psicossocial e de linguagem.

Apresentado no Plenário das Deliberações, no ultimo dia 03 de maio, dentre as atribuições a serem desenvolvidas no programa existe combate ao isolamento das crianças com alterações auditivas e dos seus pais nos mais variados ambientes.

Também visa à aplicação dos procedimentos específicos para diagnóstico de doença auditiva por médico especialista ou fonoaudiólogo, bem como a sujeição de todos os recém-nascidos, antes da alta hospitalar, à realização de a triagem auditiva neonatal (TAN) nas primeiras 48 horas de vida para a detecção de doença auditiva em maternidades no município de Cuiabá.

Além de diagnósticos médicos e a intervenção fonoaudiológica para os bebês identificados como portadores de deficiência auditiva, realizar ações de conscientização a gestantes quanto a adoção de medidas de proteção como a imunização materna e combate das moléstias infectocontagiosas como a rubéola, meningite e caxumba. E campanhas orientativas as famílias dando ênfase na assistência a saúde da gestante e do recém-nascido.

Dentre os cinco sentidos do homem a audição é o principal sentido a distância, pois ela fornece informações sobre o acontecimento no meio ambiente, é uma forma de vínculo sócio-emocional, e dá sinais de alerta importante para a segurança física. Por meio da audição, a linguagem verbal é adquirida e desenvolvida, já que a fala precisa ser detectada, reconhecida, interpretada e entendida.

Portanto conclui-se que que a perda auditiva causa danos no comportamento, no desenvolvimento psicossocial, bem como de linguagem, mesmo que esta perda seja de grau leve. Por tal razão, é de fundamental importância ter conhecimento sobre as possíveis causas as quais podem provocar a deficiência auditiva no recém-nascido, até mesmo preveni-las conforme o caso, bem como a efetiva adoção de eventuais medidas precoces e terapêuticas.

Conforme relatos médicos, durante o desenvolvimento do sistema nervoso, todos os sistemas sensoriais, especialmente as vias nervosas maturam ao mesmo tempo que o sistema motor e os processos mentais. Deste modo, se existe uma deficiência auditiva, não corrigida e nem percebida, na fase de maturação (compreendida entre  0 e 4 anos) ocorrerão alterações que dificilmente serão corrigidas mais tarde.

Sendo assim, a presente proposta tem o objetivo de orientar e conscientizar os pais  e educadores sobre a importância do diagnóstico precoce da deficiência auditiva em récem-nascidos para se prevenir e evitar os efeitos danosos e irreversíveis que tal deficiência pode trazer a criança, refletindo futuramente na sua inclusão social.

Portanto, aprovada a lei pela Câmara Municipal de Cuiabá e logo após sancionada pelo prefeito municipal, o programa desenvolverá a concretização de ações educativas em saúde auditiva por meio de palestras conduzidas aos profissionais de maternidades bem como aos pais e familiares dos a recém - nascidos, ressaltando-se a importância da prevenção da deficiência auditiva.         

“Diante da extrema importância em se precaver e diagnosticar precocemente a deficiência auditiva em recém-nascido há de se elaborar o presente projeto e conto com o apoio dos colegas parlamentares para que se faça aprovar e o prefeito sancione a presente Lei”, pontua o vereador Paulo Araújo.

Por Beatriz saturnino – Da Assessoria do vereador Paulo Araújo (PP)


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/01 - Vereador alerta para doenças transmitidas por pombos
18/01 - Vereadores renunciam ao mandato para assumir vaga na AL
18/01 - Esclarecimento: Elizeu Nascimento, deixa claro que não se sentiu constrangido com o discurso do sindicalista Antônio Wagner
17/01 - Cyrineu propõe intercambio com Assembleia para o “1º Congresso de Direito Parlamentar”
17/01 - Vereador Orivaldo da Farmácia realizará mutirão de Limpeza no bairro Jardim Industriário I
17/01 - Paulo Araújo e Elizeu Nascimento renunciam mandato nesta sexta (18)
16/01 - Vereador Renivaldo Nascimento avalia que em 2018 foi feito de muito trabalho e de muitas conquistas
16/01 - Sem critério técnico, Prefeitura exonera servidores por não terem “padrinhos políticos”
16/01 - Reorganização Urbana é pauta em Reunião entre Vereador Orivaldo da Farmácia, FACMAT e Prefeito Emanuel
16/01 - Boca de lobo é desobstruída após solicitação do vereador Misael Galvão
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.