Início
NOTÍCIAS
14/05/2018
Na primeira Corrida do Legislativo, toda a disposição de atletas especiais
Ednei Rosa
Eles não veem competições do tipo apenas como elementos de disputas premiadas, mas uma oportunidade de convívio social, quando podem interagir com demais atletas e a sociedade em geral
 
Dois atletas chamaram a atenção do grande público que se concentrou hoje (13) cedo em frente ao prédio da Câmara Municipal de Cuiabá, ponto oficial de largada e finalização da 1a. Corrida do Legislativo: trata-se de Joenil Barros, 35 anos, e Gilberto Zmyslony, 44, participantes na categoria Especial. Eles correram com bicicletas adaptadas (hancycle) a provas semelhantes, espécie de triciclos, com marcha manual, igualmente empregadas como lazer. Ambos elogiaram a iniciativa da Câmara Municipal em promover esse certame esportivo, "mesmo porque já não era sem tempo", comentário de Joenil. 
 
"Na realidade, carecemos de coisas do tipo, e é bom que isso tenha se tornado realidade também por parte da Câmara Municipal ao instituir essa corrida. Iniciativa que estabelece incentivos para que outros órgãos promovam competições em que atletas especiais podem participar. Porque, para quem enfrenta uma série de limitações impostas por deficiências físicas, participar de provas semelhantes já é uma premiação, mesmo que o atleta especial não conquiste nenhuma posição de destaque".
 
Gilberto foi enfático ao sublinhar que a participação de atletas especiais em competições públicas revigora a autoestima. "Conheço deficientes que nem saem de casa, ficam ali, à espera não sei de quê. O fato de terem adquirido uma condição que restringe sua mobilidade não significa que deixaram de estar vivos. Aos poucos, estamos "acordando" todos para esse aspecto, a fim de que participem, saiam do marasmo cotidiano e permitam que a energia ainda presente em seus corpos - por mais limitações que tenham - seja extravada e acarrete felicidade ao seu cotidiano".
 
Joenil, que é casado, tem uma filha de quatro anos. Ele se acidentou no trabalho. Gilberto, por sua vez, tem três filhos. Ele sofreu acidente de carro em 2014. Sinistros que não impediram que eles continuassem com suas vidas, apesar de a locomoção ser feita sempre com o auxílio das bicicletas adaptadas ou cadeiras de rodas comum.  "Conforme sempre conversamos, a vida continua bela, por maiores que sejam as dificuldades. Só o fato de estarmos vivos e termos constituído famílias amorosas, significa premiação constante".
 
João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
16/01 - Vereador Renivaldo Nascimento avalia que em 2018 foi feito de muito trabalho e de muitas conquistas
16/01 - Sem critério técnico, Prefeitura exonera servidores por não terem “padrinhos políticos”
16/01 - Reorganização Urbana é pauta em Reunião entre Vereador Orivaldo da Farmácia, FACMAT e Prefeito Emanuel
16/01 - Boca de lobo é desobstruída após solicitação do vereador Misael Galvão
16/01 - Dr. Xavier volta a cobrar da SEMOB a instalação de redutores de velocidade em várias regiões da cidade
16/01 - Adilson Levante assume vaga de Gilberto Figueiredo
16/01 - Lei que garante RGA para vereadores é revogada
15/01 - Nota de Pesar
15/01 - Câmara e Prefeitura se unem para solucionar impasse dos moradores do Jardim Paulista
15/01 - Reestruturação reduz quadro funcional da Câmara de Cuiabá
14/01 - Sancionada lei de autoria de Marcelo Bussiki que autoriza contribuição voluntária à causa animal
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.