Início
NOTÍCIAS
15/05/2018
Artista moçambicano, Hermínio Dhanlumbo, expõe esculturas no Parlamento cuiabano
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Escultor Hermínio Dhanlumbo
Durante esta semana, de terça (15) a quinta-feira (17), Hermínio Dhanlumbo exporá seu trabalho artístico no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá. São esculturas em madeiras que expressam ícones das culturas africanas, entre outras temáticas como as mulheres e seu empoderamento. A exposição ocorrerá das 07h:30 às 13h:00.

A vinda do artista ao Brasil ocorreu por meio de uma parceria do Instituto das Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). O objetivo é um promover oficinas, cursos, palestras e exposições que contemplem a disseminação de conhecimentos culturais.

Dhanlumbo, além de escultor é músico, percussionista, bailarino, coreográfico. O artista fará várias exposições em Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso, a fim de apresentar seu trabalho e também comercializá-los.
 
As esculturas expostas na Câmara carregam a temática do feminino e seu empoderamento. Para o artista sua exposição visa evidenciar a força da mulher, as transformações pela qual ela passou, tornando-se, cada vez mais, autônomas e independentes, para ele já não faz mais sentido uma mulher ser condicionada ou obrigada a fazer serviços domésticos como algo natural do seu gênero, pois isso não é natural, a sociedade patriarcal tornou isso normal, porém o humano transcende a essas imposições histórico-sócio-culturais impetradas há séculos pelo machismo.

Para Dhanlumbo, “A arte escultural, mas não só ela, toda arte tranquiliza o ser íntimo das pessoas, representa o cotidiano, representa a vida. A arte por si só é uma mostra da beleza, arte tem um olhar próprio que cativa as pessoas, a obra estética tem sentimento, por isso ela é necessária, pois, por meio dela o ser humano se encontra consigo mesmo”.

Justino Malheiros, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, ressaltou que a qualidade da obra de Hermínio Dhanlumbo, discorreu ainda sobre a importância da cultura e da arte para o avanço e para o desenvolvimento da uma sociedade, mas não é só isso, para o presidente do Parlamento cuiabano, a arte e a cultura são fatores que fazem o ser humano não perder sua sensibilidade e humanidade, por isso, sempre estaremos prontos e solícitos a apoiar quaisquer dessas iniciativas, enfatizou ainda que a temática abordada pelo escultor vem ao encontro das comemorações ao mês das mães, a exposição também é uma forma de homenageá-las.

Dhanlumbo começou a esculpir em 2010, depois de travar contato com um escultor já conhecido e reconhecido em Moçambique, Alexandria Ferreira, a partir daí, Hermínio tomou gosta pela arte na qual hoje, já colhe os frutos de seu esforço e talento.

Secretaria de Comunicação/Câmara Municipal de Cuiabá


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
16/01 - Vereador Renivaldo Nascimento avalia que em 2018 foi feito de muito trabalho e de muitas conquistas
16/01 - Sem critério técnico, Prefeitura exonera servidores por não terem “padrinhos políticos”
16/01 - Reorganização Urbana é pauta em Reunião entre Vereador Orivaldo da Farmácia, FACMAT e Prefeito Emanuel
16/01 - Boca de lobo é desobstruída após solicitação do vereador Misael Galvão
16/01 - Dr. Xavier volta a cobrar da SEMOB a instalação de redutores de velocidade em várias regiões da cidade
16/01 - Adilson Levante assume vaga de Gilberto Figueiredo
16/01 - Lei que garante RGA para vereadores é revogada
15/01 - Nota de Pesar
15/01 - Câmara e Prefeitura se unem para solucionar impasse dos moradores do Jardim Paulista
15/01 - Reestruturação reduz quadro funcional da Câmara de Cuiabá
14/01 - Sancionada lei de autoria de Marcelo Bussiki que autoriza contribuição voluntária à causa animal
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.