16/05/2018
Dr. Xavier cobra implantação de odontologia nas unidades municipais de Saúde e término de obras
Assessoria de Imprensa/Vereador Dr. Xavier
Parlamentar cuiabano esteve ontem (15) na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, oportunidade em que oficializou cobranças enérgicas para que a odontologia se integre ao atendimento diário ofertado à população. Também cobrou a conclusão das obras de reforma no Posto de Saúde do Novo Terceiro, atualmente paralisadas.

O vereador Dr. Xavier fez questão de que os responsáveis pelas obras de reforma do Centro de Saúde do Jardim Independência estivessem no local para informar sobre o estágio dos serviços e esclarecer qual é a posição adotada acerca de pedido oficializado junto à Prefeitura para que, paralelamente às obras de reforma, também seja facultado espaço odontológico no imóvel. "Até mesmo para aproveitar a reforma em curso, a fim de que, futuramente, não seja preciso quebrar nada do que atualmente está sendo feito", explicou. O parlamentar é autor da bandeira que exige que todos os órgãos de Saúde do município (SUS) tenham odontologia nas suas estruturas operacionais. "Não se admite mais que um PSF ou policlínica não oferte tal serviço aos munícipes. É uma das demandas gritantes da capital, registrada nos seus quatro polos regionais".

A visita ao PSF do Jardim Independência contou com as presenças da arquiteta Karla Patrícia Leite Moreno (responsável pelo projeto) e do diretor de Obras da Secretaria de Saúde, Wellinton Simões. Ambos detalharam ao vereador que o cronograma está bem adiantado, com previsão de que, em mais 60 dias, as obras sejam plenamente concluídas {o prazo contratual do serviço é de 120 dias}. Segundo exposição feita pelos técnicos da Saúde, a reivindicação encaminhada por Dr. Xavier ao Executivo não está inserida no projeto original, e sua concepção demandaria recurso aditivo. "Seria um processo igualmente complexo, à parte. O que fizemos, por ora, também entendendo a importância do pleito, foi adequar o espaço disponível neste PSF para que, na eventualidade de ser autorizada a implantação de odontologia, não ser preciso alternar nada da estrutura reformada. Ou seja: destruir parte daquilo que custou caro e demandou dias de trabalho. Então, a alternativa foi deixar um corredor à parte, que pode abrigar confortavelmente dois consultórios odontológicos".

Dr. Xavier ainda cobrou a conclusão das obras de reforma no Posto de Saúde do Novo Terceiro. "Pela dimensão de atendimento diário registrado nessa unidade, é inadmissível que a Prefeitura não consolide os serviços em tempo célere, como deveria ser praxe. Ali eram atendidos comunitários não só do Novo Terceiro, mas de todos os bairros adjacentes, a exemplo do Coophamil, Beira Rio, São Benedito, Cidade Verde, etc. Portanto, exigimos que a Prefeitura diligencie ordens expressas para promover celeridade às obras de reforma, estabelecendo prazo de conclusão. Porque, de paralisação dos serviços, o prazo de paciência da população já se esgotou. E na qualidade de membro da Comissão de Saúde do Legislativo, e de odontólogo profissional, vou continuar cobrando isso com rigor. Inclusive, para que o Posto de Saúde do Novo Terceiro tenha também uma unidade odontológica estruturada".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!