Início
NOTÍCIAS
06/06/2018
Feira de produtos orgânicos e artesanais marca junho verde na Câmara
Brunna Maria - CMC

Por iniciativa do vereador Justino Malheiros (PV), Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o saguão desta Casa de Leis vai, de 11 a 15 deste mês, ser palco de uma feira de produtos orgânicos e artesanais para marcar o junho verde, mês dedicado a ações em prol de maior conscientização da preservação ambiental.

Nos primeiros dias do mês de junho transcorre a Semana Nacional do Meio Ambiente e o dia 05 é consagrado o Dia Mundial, estabelecido por Conferência das Nações Unidas, realizada na Suécia, na cidade de Estocolmo, em 1972. Justino destacou que “a intenção maior deste evento é fazer com que as pessoas estejam cada vez mais atentas à necessidade de buscarmos uma convivência harmoniosa com a natureza”.

O modo de vida moderno exige cada vez mais dos recursos naturais, fazendo com que seja imperativa a busca de alternativas para o reaproveitamento de materiais descartados.

Para a feira estão agendados cerca de 10 expositores que trabalham na área de reciclagem, dentre outras soluções. Basicamente, eles buscam encontrar saídas para garantir maior qualidade de vida para a população e o planeta. Por isso serão distribuídas mudas de árvores nativas do cerrado, simbolizando, em resumo, a necessidade de se olhar para o sistema mato-grossense, já bastante explorado e carente de ações preservativas.

Uma das iniciativas que mais chama a atenção é o trabalho proposto pelo Instituto Lacan, que se dedica ao desenvolvimento de projetos arquitetônicos baseados na filosofia da permacultura, que engloba a arquitetura sustentável.

Originalmente a permacultura seria um sistema de princípios agrícola e social de design centrado em simular ou utilizar diretamente os padrões e características observados em ecosistemas naturais.

O termo foi desenvolvido pelos ecologistas australianos David Holmgren e seu professor de pós-graduação Bill Mollison, em 1978. A idéia era desenvolver a prática da “agricultura permanente”, mas acabou se expandindo para um modo de “cultura permanente” a partir do entendimento de que aspectos sociais são partes integrantes de um sistema verdadeiramente sustentável.

 

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

ASSESSORIA DE IMPRENSA



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.