07/06/2018
Procuradora Gláucia Amaral agradece Legislativo pela "honraria do convite" na Tribuna Livre
Brunna Maria - CMC
A procuradora estadual Gláucia Amaral, acompanhada do procurador e presidente da Associação dos Procuradores de Mato Grosso, Rodrigo Santos de Carvalho, esteve hoje (7) na Tribuna Livre da Casa de Leis, quando delineou quais são as atribuições da categoria no contexto social. Inicialmente, as autoridades agradeceram ao vereador Marcelo Bussiki (autor do convite) e ao presidente do Legislativo, Justino Malheiros, pela "oportunidade honrosa de esclarecer à sociedade quais são as atribuições diárias de um procurador e seus impactos positivos no todo da sociedade". Malheiros disse que a honra é da Câmara Municipal em recebê-los, palavras endossas por Marcelo Bussiki. "Este Parlamento estará sempre de portas abertas à Procuradoria, pois reconhece o quanto tem sido importante o trabalho executado por cada um dos seus integrantes", pontuou.

Conforme a procuradora, que também já presidiu a Associação dos Procuradores, muitos ainda têm desconhecimento sobre o papel do órgão, sendo essa uma dificuldade já constatada em contato com os munícipes. "O trabalho do procurador, basicamente, envolve uma complexidade burocrática, análise de receitas, contratos, proposições, desapropriações. O intuito é para que nada seja prejudicial à sociedade, que jamais deve ser penalizada por qualquer fato do qual não participe diretamente, seja determinado por projetos ou outra ação qualquer. Um dos exemplos disso é quando realizamos análise criteriosa acerca de alienação de bens, para que a decisão final seja compatível aos anseios de justiça, seja no âmbito tributário ou em outros aspectos. É uma atividade complexa, de fato, garantir o emprego correto dos recursos coletados via impostos, uma das nossas atribuições. O cidadão tem o direito de que isso seja revertido em seu próprio proveito, é garantido por lei. O procurador, em resumo, atua de forma protetiva ao cidadão, a fim de que os serviços dos quais ele se vale sejam eficientes, pois paga por eles (impostos)".

Gláucia Amaral disse que sua vinda à Câmara vem num momento especial, pois no último dia 21 de maio foi comemorado o Dia do Procurador do Estado de Mato Grosso. "Então, sentimo-nos lisonjeados de estar aqui e poder fazer essa explanação das atividades que a classe desenvolve. Atualmente, a Procuradoria de Mato Grosso está sediada exclusivamente em Cuiabá, mas já funciona no Ganha Tempo, fato que consideramos uma grande conquista. Talvez seja a única instituição do gênero a estar num Ganha Tempo em todo o Brasil, e beneficia, com certeza, o cidadão cuiabano, que tem mais uma alternativa disponível nesse segmento".

No seu pronunciamento, o presidente da Associação dos Procuradores de Mato Grosso, Rodrigo Santos de Carvalho, também agradeceu ao vereador Marcelo Bussiki e ao presidente do Legislativo, Justino Malheiros, por oportunizar a vinda de dois representantes da Procuradoria à Tribuna Livre. "Sentimo-nos, todos nós, procuradores, francamente honrados em poder estar aqui hoje, entendendo ser um reconhecimento do Parlamento ao trabalho da nossa classe, gradualmente empenhada em ofertar o melhor à população. Mesmo porque é importante que o cidadão conheça melhor a instituição Procuradoria".

O vereador Marcelo Bussiki frisou que é realmente essencial que a sociedade tenha um claro entendimento da importância das mobilizações da Procuradoria em áreas distintas, que terminam por ter forte impacto social positivo. "Graças ao trabalho da Procuradoria, é possível conceber uma série de políticas públicas ligadas a reivindicações diversas dos mato-grossenses. Os procuradores promovem visibilidade a vários anseios sociais, missão realmente dignificante".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social