11/06/2018
"Batalhões ambientais" distribuem mudas no Legislativo cuiabano
Brunna Maria - CMC
Para surpresa de quantos visitam a Câmara Municipal de Cuiabá, uma imensa canoa, repleta de mudas frutíferas e nativas, é clara mensagem de que o momento é de máxima reflexão para que o meio ambiente tenha merecido espaço protetor no seio da sociedade. Trata-se de mais uma iniciativa encetada pela Mesa Diretora, a cargo do presidente Justino Malheiros, do Partido Verde. A exposição prossegue até o dia 15 deste mês, sendo parte das comemorações do Junho Verde, alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente/Dia Mundial. Os expositores distribuem gratuitamente mudas de tamarindo, maracujá, jenipapo, açaí, pateiro (específica para sombra), dentre outras.

A mostra conta ainda com a participação de produtos orgânicos e oriundos do processo de reciclagem, principalmente pneus, transformados em vasos, cadeiras, mesas, etc. Tudo recolhido do leito do Rio Cuiabá.

Malheiros disse que essa mostra objetiva conclamar as pessoas, em geral, a se tornarem voluntárias da causa ambiental. Ele disse que muitas crianças têm nítida consciência do poder do verde como elemento de vida, e têm sido multiplicadoras desse propósito empenhado do Partido Verde e de outros segmentos sociais. "Temos recebido adultos, mas também uma quantidade surpreendente de crianças nas dependências do Legislativo. Elas se interessam explicitamente por tudo que envolve a área ambiental, para surpresa dos nossos orientadores e professores. Tornam-se, assim, repassadoras dos ensinamentos relacionados à proteção do meio ambiente. Criança de hoje já sabe que não pode jogar lixo nas ruas, e é a primeira a recriminar os adultos que agem assim", enfatizou Justino.

Segundo membros da equipe expositora e de distribuição de mudas no Parlamento, esta mostra é gratificante por potencializar como a natureza está presente no nosso cotidiano, por mais que seja ignorada por aqueles que vivem na zona urbana. "Recebemos muitas pessoas que residem nas proximidades do Rio Cuiabá, a exemplo dos bairros Santa Amália, Santa Isabel e Beira Rio. Querem mudas para plantar ao longo do leito do rio, hoje em processo preocupante de assoreamento e de decapitação do verde ribeirinho. É um trabalho de formiguinha, mas pode ser efetivo auxiliar nesta missão do Partido Verde de salvar o que temos de mais precioso no Planeta: a natureza viva", disse Alexandra Fábiola.

Também se pronunciando, Max Amorim disse que o Rio Cuiabá será sempre "uma motivação de luta por quem entende o quanto é primordial preservar todos os fluxos vitais do meio ambiente". Já Cristovão Luiz explicou que o engajamento da sociedade, salientado pelo presidente Justino Malheiros, "tem imposição decisiva para o êxito dos projetos voltados à causa ambiental". Ana Paula Miguel, outra integrante do "Batalhão Verde", foi mais além: "É mais ou menos aquilo que todos nós sempre falamos: "Se cada um fizer a sua parte, os resultados aparecem, infalivelmente". Então, estamos sedimentando os alicerces de uma construção ainda desequilibrada, pois requer maior atenção da sociedade. A esperança é de que, em breve, possamos firmá-la concretamente".

O ambientalista Marcos Veloso lembrou que há progressiva perda das riquezas ambientais {em Cuiabá e Mato Grosso} por causa de avanços que não podem ser considerados necessariamente vitoriosos. "Se analisarmos o ontem e o hoje, veremos que houve clara dispersão do sentimento verde. Até algum tempo atrás, tínhamos redutos de matas 100% preservados, mas a invasão progressiva desses polos impactou a continuidade do mínimo equilíbrio ecológico. Melhor dizendo: tudo se deteriorou rapidamente em face da alta densidade populacional e clara falta de respeito às condições que a natureza necessita para não perecer. Não se admite que uma nascente seja saudável, capaz de sobreviver incólume quando recebe esgoto "in natura" no seu leito todos os dias, de forma intermitente. A natureza, mesmo assim, tem sido heroína sobrevivente, merece aplausos. A pergunta que não quer calar é: até quando resistirá?"

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC