Início
NOTÍCIAS
14/06/2018
Cuiabá sedia 3º encontro para discutir sobre doença celíaca
Brunna Maria - CMC
Será realizado nesta sexta-feira (15) o 3º encontro de Celíacos de Cuiabá, para discutir sobre a doença celíaca e a proteção às crianças vítimas dessa doença, principalmente quanto às necessidades alimentares especiais nas escolas.

O encontro é gratuito e contará com uma palestra da professora doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Flávia Anastácio de Paula. O evento tem o apoio do vereador Luis Claudio (PP).

A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo. Estima-se que essa doença atinja um a cada 250 brasileiros que, quando consomem glúten, podem ter  diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.

Em razão da gravidade da doença, do desconhecimento e até da dificuldade no diagnostico, será promovido o encontro que busca divulgar informações básicas sobre a realidade cotidiana do celíaco e suas implicâncias, principalmente quando se trata de crianças. Isto porque as escolas precisam se adaptar às necessidades da criança.

O evento se inicia na sexta-feira (15), a partir das 18h, com uma roda de conversa sobre os “Relatos e debates sobre o atendimento a criança celíaca em Cuiabá”.

Já no sábado (16) a partir das 8h, haverá a palestra sobre “O cotidiano da criança celíaca na escola: adaptações arquitetônicas, metodológicas, e atitudinais”.

A palestra será concedida pela professora doutora Flávia Anastácio de Paula, que possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Escolar. Atualmente, ela atua como professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Em paralelo à palestra, haverá a “sessão pôster”, a partir das 10h, momento em que poderão ser apresentados pesquisa, relatos e experiências relacionadas ao atendimento da criança celíaca ou com necessidades alimentares especiais na escola.

O 3º encontro de Celíacos de Cuiabá acontecerá na Escola Master, localizada no Boa Esperança, em Cuiabá. As inscrições poderão ser feitas no site do evento. Outras informações  podem ser obtidas no telefone 9619-0396 da coordenadora do evento, Silvia Cavalcante Jacev.


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/03 - Livro “Da Córsega ao Brasil- Em busca do paraíso” será lançado na próxima terça
21/03 - Vereador Orivaldo traz presidente da Ucam à Tribuna Livre da Câmara
21/03 - Vereador Clebinho Borges viabiliza vários serviços em bairros da capital
21/03 - Vereador apresenta projeto de lei que beneficia crianças com Down
21/03 - Fissura Labiopalatina Ganha Espaço na Sessão Desta Quinta
21/03 - Toninho de Souza requer CPI exclusiva para investigar gestão da Santa Casa
21/03 - Vereador realiza sessão solene em homenagem a luta pela igualdade racial
21/03 - Artesãos são homenageados na Câmara Municipal
21/03 - Reunião com o ministro da Saúde foi adiada para esta quinta (21)
21/03 - Possas apresenta relatório de saúde referente ao terceiro quadrimestre nesta sexta
21/03 - Dr. Xavier questiona qual é o Plano Emergencial da barragem do Manso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.