Início
NOTÍCIAS
14/06/2018
Dr. Xavier: “Consórcio é mais uma esperança para que a Saúde Pública funcione bem”!
Brunna Maria - CMC
 vereador Dr. Xavier também agradeceu ao procurador-geral Mauro Curvo hoje (14) pela sua persistência em tentar resolver um dos graves dilemas públicos do Estado, “o atendimento (em geral) na área de Saúde”, com controlada distribuição de medicamentos. Disse que as falhas registradas na distribuição de remédios têm sido desafio crescente não apenas na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, mas também nas anteriores. Entende, inclusive, que o setor de medicamentos está diretamente atrelado ao restante dos serviços públicos prestados pelo SUS, ‘para uniformidade dos resultados buscados’, pontuou.

“Se não temos remédios para fornecer aos pacientes, às pessoas que necessitam desse ou daquele medicamento especial, a exemplo de quem sofre de hipertensão, então tudo fica complicado. Explica-se assim a quantidade de pacientes nos corredores das unidades que atendem pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Acaso tivessem acesso ao remédio recomendado clinicamente, não estariam ali, vítimas de pressão alta ou outro distúrbio. E o que é pior: podendo evoluir para outros quadros irreversíveis e até óbito”.

O parlamentar reconhece que, posteriormente à criação desse consórcio, “grande batalha vencida, méritos que endereço à Procuradoria-Geral do Estado” – sublinhou -, cabe agora uma força-tarefa de todos os órgãos mato-grossenses para que o consórcio efetivamente funcione.

“É algo que interessa a todos nós, mato-grossenses. Os reflexos deste funcionamento regular do Consórcio Intermunicipal, devidamente ampliado em funções, irão minimizar graves impactos na área de Saúde. Há, desde agora, expectativa de que isto seja realidade breve. Pois de há muito os municípios são penalizados judicialmente em decorrência de falhas impostas pela irregularidade nos repasses estaduais. Sobrecarregadas de funções nesse segmento, e sem condições de bancar os altos custos do setor hospitalar, as prefeituras acabam sendo penalizadas por pecados que não cometem”.

Dr. Xavier destacou ainda que essa iniciativa encabeçada pela Procuradoria-Geral de Mato Grosso (Consórcio Intermunicipal) tem apoio incondicional de sua pessoa, na qualidade de integrante da Comissão de Saúde do Legislativo e, também, de militante na área médica, setor de odontologia.“Fico feliz que os nobres colegas também endossem idêntico apoio. Há entendimento crucial para que possamos alavancar um módulo funcional e prático na Saúde, em benefício direto dos que dependem do SUS e do próprio governo federal, proposta que incorpora inegável ganho de economia e benefícios diversos”.

Por João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/04 - Novo prazo para decisão de intervenção se esgota nesta quinta
24/04 - Mario Nadaf acompanha lançamento da campanha "Doe amor, Doe Cobertor, Aqueça Cuiabá”
24/04 - CMEI é inaugurado no CPA por indicação do vereador Adevair Cabral
24/04 - CCJ analisa 85 processos em reunião ordinária
24/04 - Vereadores homenageiam o sucessor de Dom Bosco com o Título de Cidadão Cuiabano
24/04 - Empresas que atendem município deverão ter programa de integridade
24/04 - Vereador cria projeto de lei para amparar as obras públicas em Cuiabá.
23/04 - Vereadores acompanham visita do ministro da Saúde a Cuiabá e participam de inauguração no HMC
23/04 - Vereador Clebinho Borges promove mutirão para salvar o Rio Cuiabá no próximo sábado (27)
23/04 - Câmara aprova 14 requerimentos e quatro projetos de leis em sessão
23/04 - Vereador Abilio vai protocolar denúncia de médicos que batem ponto e vão embora junto ao MP
23/04 - Uso de faixa de ônibus é compartilhado com transporte de emergência e individual de passageiros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.