26/06/2018
Criador do ‘CUIABÁ- MT de Antigamente’ é Homenageado pelo Vereador Lilo Pinheiro

O vereador Lilo Pinheiro (PRP) na sessão ordinária desta terça-feira, 26, homenageou Francisco Chagas um dos criadores da comunidade virtual ‘CUIABÁ-MT de Antigamente’, pelo seu trabalho de resgate histórico que é realizado através da colaboração da população cuiabana, no Facebook.

O vereador disse o que motivou a realização dessa homenagem. “Dentro das funções dos parlamentares está o de fazer reconhecimento das pessoas que atuam de forma direta na sociedade. Homenageio o Sr. Chagas por manter viva a tradição do povo cuiabano, no seu grupo do Facebook que têm atualmente 75 mil membros, que no dia-a-dia vêm mantendo a nossa história viva”, declarou o parlamentar.

Chagas conta como nasceu o grupo nas redes sociais. “Iniciou através da minha amiga Viviane Rebeca Peixoto, que foi adicionando seus famíliares e postando fotos antigas da cidade. Esses integrantes também foram agregarando outras pessoas. O grupo foi crescendo. E cada vez mais sentimos o dever de trazer a tona o passado brilhante e curioso de Cuiabá”, fala Chagas.

O ex-vereador e ex-deputado estadual Benedito Pinheiro também foi um dos requerentes dessa ação. “Sou um homem apaixonado por Cuiabá e quando vi essa iniciativa tive que convidar o Francisco Chagas para receber essa homenagem na casa do povo cuiabano, a Câmara Municipal. Esse ato ajuda na preservação da cultura e a reviver a história de Cuiabá e das famílias tradicionais que lutaram por Mato Grosso”, disse Pinheiro.

Francisco relata que dentro da comunidade virtual existem muitos resgates históricos, feito através das publicações que chega a deixar os integrantes emocionados. “Aconteceram casos de famílias se redescobrirem, amigos do passado se reencontrarem. É uma ferramenta muito importante para o resgate e para a aproximação das pessoas. E por isso conclamo a todos os vereadores para que façamos alguma coisa pela história e resgate da Capital, pois, precisamos registrar esses fatos para a posterioridade”, finaliza o homenageado.

Aline Barbosa/ Assessoria