03/07/2018
Dr. Xavier visita a comunidade Terra Vermelha e ouve queixas dos moradores
Assessoria/Gabinete Dr. Xavier
Edivaldo da Silva, Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá
Atendendo convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá, o vereador Dr. Xavier visitou, no último sábado, a comunidade rural Terra Vermelha, situada na região do distrito de Aguaçu. Na oportunidade, acompanhado dos sindicalistas Edivaldo José da Silva (presidente) e Antônio Ferreira de Souza (tesoureiro), o parlamentar avaliou as condições de uma ponte de concreto que caiu ali há meses, passagem utilizada prioritariamente pela população para acessar a MT-010 (rodovia da Guia). A ponte é divisória entre as comunidades Terra Vermelha e Bocaiuval.

Pela estrada da ponte, situada sobre um córrego, há redução expressiva na quilometragem até o distrito da Guia, além de consequente economia de tempo e combustível, explicaram os diretores do sindicato. Daí a insistência da comunidade para que essa ponte seja restaurada urgentemente e o tráfego na área retome sua normalidade operacional.

"A comunidade de Terra Vermelha está esquecida do Poder Público Municipal”, afirma Edivaldo José da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá. A entidade representa dezenas de comunidades produtivas

Segundo o presidente do sindicato, Edivaldo da Silva, 73, a queda da ponte prejudicou o escoamento da produção agrícola para Cuiabá e outras cidades próximas. E o que o sindicalista considera  mais agravante: mesmo comunicada do problema, a Prefeitura ainda não tomou qualquer providência real, limitando-se a uma visita técnica. “A comunidade já sofre com uma interminável esteira de “costelas de vaca” até o distrito da Guia quando utiliza a outra malha viária, praticamente abandonada pelo município. Então, a estrada da ponte representa alternativa cômoda e econômica”.

O produtor Eugênio Soares de Arruda, autor do ofício encaminhado ao Executivo, afirmou que já há descrédito da comunidade pelo tempo transcorrido desde que o pedido foi formulado.  “Oficializamos pedido junto à Prefeitura de Cuiabá, à Secretaria de Obras, para que consertem a ponte. Eles (equipe de Obras) vieram aqui, olharam, anotaram, fotografaram, mas não fizeram nada até agora. O tempo está passando e os prejuízos se acumulam”, disse.

Conforme o vereador, “é preciso que esse problema seja resolvido logo”. O parlamentar afirmou que irá ao secretário Vanderlúcio Rodrigues (Obras) para cobrar o conserto da ponte. “Os comunitários de Terra Vermelha e outras adjacentes estão sendo prejudicados. Por ali, do jeito que a ponte está, não é possível passar com cargas, tamanho o declive ocasionado pela ruptura das bases. A segunda alternativa dos moradores – e a única – é a estrada pela qual viemos, via que representa desconforto geral”.

Dr. Xavier fez questão de averiguar a parte inferior da ponte, e concluiu que um trabalho de engenharia simples, por parte da Secretaria de Obras, pode reerguer a estrutura pendente e atender esse clamor comunitário. “Não é nenhum empreendimento impossível, está fácil de ser atendido. Mesmo não sendo engenheiro, dá pra ver que não será preciso construir uma nova ponte, apenas reposicioná-la e reforçar as bases de apoio em ambas as extremidades”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

Fotos Relacionadas