20/07/2018
Vereador Dr. Xavier visita Albergue Municipal e levanta necessidades básicas da entidade
Assessoria de imprensa

O vereador Dr. Xavier esteve ontem (19) visitando as dependências do Albergue Municipal Manuel Miraguia, inaugurado em 2001 pelo então prefeito de Cuiabá, Roberto França. Trata-se de uma entidade de alta rotatividade, de amparo a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O abrigamento é voluntário, explicou a coordenadora do albergue, Olga Curvo. Ela também informou que a capacidade de atendimento original do albergue é de 50 pessoas {limite não praticado atualmente por conta de necessidades básicas da entidade, várias oficializadas e já na pauta de serviços do município - pontuou}. Olga ainda disse que o albergue conta com apoio oficial e da iniciativa privada, pois encampa trabalho de sensibilidade abrangente. Tanto que recebe visitas de vários grupos sociais de Cuiabá e outros municípios, observou. "É uma referência de atendimento humanizado". O mais importante, frisou, é que o Albergue Manuel Miraglia consegue cumprir suas atribuições com muita determinação profissional.

"Dispomos de três albergues municipais na capital. O encaminhamento, para os três, sempre é feito pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social - CREAS, responsáveis pela triagem. O objetivo é assistir pessoas que já não têm nenhuma alternativa de socorro, a quem socorrer. Que estão desorientadas, desempregadas, desmotivadas. Vêm para cá e então procedemos total assistência. Além da parte de abrigo e alimentação, providenciamos passagens (para seus lugares de origem), serviços de saúde e mesmo emprego, junto ao SINE. Também acolhemos casos emergenciais, a exemplo de moradores de rua. Já no caso de pessoas com algum tipo de distúrbio psíquico, área na qual não estamos habilitados a operar, procedemos encaminhamento imediato a unidades competentes do setor clínico. Enfim, procuramos ajudar ao máximo quem precisa de ajuda no campo social. Isso é uma rotina do albergue, que tem acolhido seres humanos sempre com boa-vontade amorosa".

"Limpeza impecável", comprovou o vereador

Dr. Xavier fez questão de conhecer cada dependência do albergue, incluindo as áreas de lazer e cozinha, e elogiou a higiene do ambiente. Nessa última, ficou perplexo com a situação precária do fogão industrial do albergue, já desfalcado de várias bocas, o que dificulta o trabalho das cozinheiras. "Temos que ir alternando o uso das bocas disponíveis", disse uma delas. O vereador comprovou que a própria base do fogão está enferrujada, totalmente comprometida. Dali mesmo, ele já ligou para o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho, e solicitou para resolver essa questão do fogão e outras favoráveis ao bom funcionamento desejado pelos 22 servidores lotados na entidade. O secretário Wilton Coelho garantiu que o problema do fogão será resolvido nos próximos dias.

Na sequência, o parlamentar conversou longamente com a assistente social do albergue, Márcia Rita, e pediu à coordenadora Olga Curvo que providenciasse informações que pudessem favorecer o bom funcionamento do albergue. Também acionou a área de Saúde Mental do município para visitar o albergue e ver como o setor pode auxiliar quando do encaminhamento de pessoas com algum tipo de distúrbio psíquico. "´´E fundamental manter essa sintonia de trabalho entre os órgãos municipais, pois vai ajudar vocês e o albergado, por vezes alienado, às voltas com seus próprios dilemas, necessitando de efetiva ajuda externa. E é quando vocês entram no processo e trazem o equilíbrio assistencial necessário, valendo-se do suporte auxiliar da área clínica do município, se a situação assim exigir".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo