31/07/2018
Dr. Xavier se une aos trabalhos da Missão Calebe na comunidade Baús
Assessoria de imprensa
Vereador parabenizou a iniciativa da Missão Calebe em abraçar regiões carentes não apenas na capital, mas em toda a Baixada Cuiabana

O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (31) que foi proveitosa a ida da Missão Calebe ao distrito de Baús, no município de Acorizal, no último domingo. Ele participou das atividades missionárias na condição de odontólogo, quando pôde explanar a importância da higienização bucal como forma preventiva de Saúde. Também palestrou a odontóloga Danielle Molinari, da Missão Calebe, que distribuiu kits odontológicos aos comunitários. Ambos os profissionais dentistas enfatizaram que os cuidados com os dentes têm reflexos positivos no conjunto físico humano.

"Ao contrário do que muitos imaginam, a parte dentária é essencial para o equilíbrio da Saúde, como um todo. Outra coisa interessante: os dentes estão ligados a todos os órgãos humanos. Por vezes, também acusam problemas não relacionados diretamente à parte dentária, apesar da dor. Por aí se tem uma ideia da sua importância, da atenção que devemos dispensar aos dentes", disse Dr. Xavier.

Dr. Xavier acrescentou que a Saúde Bucal é um dos focos do seu trabalho parlamentar, pois entende que ela representa equilíbrio geral no organismo. "A escovação deve ser sempre delicada, sem forçar a gengiva, mantendo-se a escola em movimentos rotativos, a fim de massageá-la. Isso previne o surgimento de doenças periodontais, responsáveis por perda de dentes e outros problemas".

Também se pronunciando, a odontóloga Danielle Molinari reiterou as palavras do colega, salientando que uma aparente inflamação crônica, considerada inofensiva, passageira, pode ser resultado de grave disfunção em determinado órgão, ao qual está conectado através dos meridianos. Como exemplo, citou que os dentes incisivos (superiores) e inferiores têm direta associação com os rins, orelhas e bexiga. Ela citou que a medicina convencial não desconhece que inflamações similares incidem até mesmo em ataques cardíacos.

Segundo Débora da Silva Costa, apoiadora Missão Calebe e mãe de um dos integrantes desse projeto social, "foi um evento maravilhoso, dentro da expectativa traçada. Para prepará-lo, os voluntários Calebe se deslocaram com dias de antecedência, e assim pudemos realizar um trabalho à altura daquilo que traçamos como atendimento 100% satisfatório".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC