Início
NOTÍCIAS
09/08/2018
Psicanalistas falam na Tribuna Livre do Parlamento
Ednei Rosa
Os psicanalistas Carlos Alberto de Souza Silva e Vanessa de Oliveira Novais, profissionais da Associação da União Nacional dos Servidores Públicos Estaduais, Municipais, Distritais e Autarquias, ocuparam hoje (9) a Tribuna Livre da Câmara Municipal para discorrer sobre a importância da psicanálise no dia a dia humano. Na oportunidade, externaram convite aos parlamentares e a população para conhecer a Escola de Psicanálise situada em frente à Unidade de Pronto Atendimento em Cuiabá, bairro Morada do Ouro.  

Conforme a doutora Vanessa de Oliveira Novais, eles integram “honrosamente” a Escola de Psicanálise cuiabana com o objetivo de assistir seus semelhantes. “É um trabalho motivador. A psicanálise é uma ciência profunda, criada por Freud. E nós contribuímos com atendimentos na Clínica Psicanalítica. Auxiliamos assim o homem contemporâneo a resolver alguns dos seus dilemas, a exemplo de depressão, ansiedade... Fatores negativos para o alcance de uma melhor qualidade de vida. Aliás, isso é desejo coletivo”.

Ao trabalhar individualmente os seres, disse doutora Vanessa, o psicanalista adentra também no lado social, “posto que ambos são ligados de forma intrínseca” – analisou. “A interferência entre um e outro é clara”.  

Ela também parabenizou a categoria à qual está integrada pela fundação do sindicato. “A entidade sindical veio se somar a muitas conquistas da área de psicanálise, profissão com nítida importância em todo o contexto social. Os psicanalistas – seja na qualidade clínica ou de professor da área – são fomentadores de projetos de equilíbrio humano, para que o homem contemporâneo possa marchar a passos seguros e imbuídos de sereno controle emocional”.

Também se pronunciando, Carlos Alberto de Souza Silva enfatizou que a Escola de Psicanálise de Cuiabá é uma referência de atendimento exemplar. “A determinação é trabalhar a psicanálise de forma profunda, focados em beneficiar o próximo. Palavras, aliás, tão bem expressas pela doutora Vanessa de Oliveira Novais. E para nós, é uma satisfação estar nesta Casa de Leis. Agradecemos então ao sargento Joelson, convite que consideramos festivo”.

Ele sublinhou que a Escola de Psicanálise e o Centro de Estudos Psicanalíticos e Pedagógicos estão à disposição de toda a sociedade cuiabana e mato-grossense. “Nosso objetivo é oferecer ajuda psicanalítica a quem enfrenta problemas que, à primeira vista, podem até parecer simples, mas não são. Tristeza e ansiedade costumam evoluir para um quadro depressivo mórbido, em que a pessoa realmente precisa de auxílio. Muitos suicídios e outros agravantes decorrem daí”.

O sargento Joelson agradeceu a vinda dos psicanalistas e também observou o quanto o atendimento nesse setor é providencial em vários episódios da vida humana. “A doença psíquica mata, às vezes, mais do que qualquer outra. Tratá-la é fundamental para evitar maiores tragédias. Basta observar a quantidade de casos relacionados a crimes horríveis que têm como base de origem uma série de distúrbios psíquicos, neurológicos. Num paralelo interessante, talvez vocês, psicanalistas, salvem mais vidas do que os médicos plantonistas da UPA frontal à Escola de Psicanálise”.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/03 - Livro “Da Córsega ao Brasil- Em busca do paraíso” será lançado na próxima terça
21/03 - Vereador Orivaldo traz presidente da Ucam à Tribuna Livre da Câmara
21/03 - Vereador Clebinho Borges viabiliza vários serviços em bairros da capital
21/03 - Vereador apresenta projeto de lei que beneficia crianças com Down
21/03 - Fissura Labiopalatina Ganha Espaço na Sessão Desta Quinta
21/03 - Toninho de Souza requer CPI exclusiva para investigar gestão da Santa Casa
21/03 - Vereador realiza sessão solene em homenagem a luta pela igualdade racial
21/03 - Artesãos são homenageados na Câmara Municipal
21/03 - Reunião com o ministro da Saúde foi adiada para esta quinta (21)
21/03 - Possas apresenta relatório de saúde referente ao terceiro quadrimestre nesta sexta
21/03 - Dr. Xavier questiona qual é o Plano Emergencial da barragem do Manso
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.