09/08/2018
Vereadores explanam situação crítica pela falta de redutores de velocidade
Brunna Maria - CMC

Os vereadores cuiabanos questionaram hoje (9) o secretário Antenor Figueiredo (Secretaria de Mobilidade Urbana) acerca dos motivos que impedem a Pasta de trânsito de atender prontamente os pleitos encaminhados pela Casa de Leis no sentido de instalação de redutores de velocidade e faixas elevadas. Alertaram que a ausência desses dispositivos de segurança ao pedestre e ao próprio condutor tem causado acidentes diários, inclusive com óbitos. As maiores vítimas (pedestres) são crianças e idosos nos bairros periféricos de Cuiabá.

“Em nome da Comissão Parlamentar de Transporte, nós encaminhamos requerimento à Secretaria de Mobilidade Urbana, amparados no artigo 43, para que o secretário Antenor explique o porquê de não atender pedidos emanantes deste Parlamento. Pedestres – muitos idosos e crianças – têm sido atropelados sucessivamente na região dos bairros Altos da Serra e Dr. Fábio. Até encaminhamos vídeos ao secretário via WhatsApp sobre vários episódios registrados ali”, enfatizou Elizeu Nascimento.

A estranheza do parlamentar diz respeito aos pleitos que ele encaminhou e que não tiveram qualquer receptividade na Semob, apesar da insistência com que o órgão tem sido procurado. “Então, gostaria de saber se o motivo é pessoal, secretário. Pois isso acontece desde janeiro de 2017.”

Antenor Figueiredo (ver outra matéria) negou qualquer animosidade pessoal, voltando a enumerar as normas de trânsito (Nacional) cumpridas à íntegra pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Outro questionamento colocado por Nascimento é em relação ao fato de muitas escolas particulares disporem de redutores frontais aos estabelecimentos (segundo ele), enquanto as públicas carecem desse dispositivo de segurança aos pedestres.  Fato que envolve maciçamente as unidades educacionais situadas no setor periférico da cidade - apontou.  “Reiteramos seguir restritamente as normativas do Contran”, resumiu Antenor.

Conforme Dr. Xavier, quando vidas humanas estão em foco, nada é mais importante que isso. “Qualquer secretaria tem suas regras em nível nacional. As normas operacionais oficiais têm que ser cumpridas, isto é notório. Porém, jamais podemos permitir que o valor da vida esteja em patamar inferior a elas. E se alguma falha acontece, a ponto de ocasionar óbitos, como acontece quase todo dia, então cabe rever como isso pode ser resolvido sem se contrapor às leis que regem o trânsito nacionalmente. Da nossa parte, vamos colaborar. Mas também iremos cobrar soluções”.

Ao se pronunciar, o vereador Toninho de Souza disse que sempre foi bem recebido na Secretaria de Mobilidade Urbana pelo secretário Antenor Figueiredo e seus assessores técnicos. “Falta apenas atenderem pedidos da Casa de Leis, que são reivindicações da população".  O parlamentar ainda reiterou que, dentro dessa nova política implementada para aproximar Câmara e Prefeitura, ele espera que algo melhore nesse sentido. Toninho se referiu a duas solicitações feitas (sem sucesso) à Semob até o presente momento, obtendo resposta de que os pleitos estão a caminho de solução breve.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC