Início
NOTÍCIAS
15/08/2018
FICHA LIMPA: Bussiki cria projeto para impedir a contratação de condenados por abuso sexual infantil
Brunna Maria - CMC
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) apresentou, em sessão plenária desta terça-feira (14), um projeto de lei para impedir que condenados por crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes sejam contratados e nomeados em cargos de comissão na Prefeitura de Cuiabá.

O projeto é uma emenda à lei nº 5.718, conhecida como Lei da Ficha Limpa, que define critérios para nomeação dos cargos em comissão e contratação de pessoal no âmbito do Município. Essa lei foi proposta por Bussiki ainda em 2013, quando ele ocupou o cargo de controlador-geral do Município.

Bussiki explicou que a lei da Ficha Limpa já estabelece a vedação contra condenados por crime de dignidade sexual.  No entanto, não especifica quais são esses  crimes, o que pode vir a deixar margem para interpretação - daí a necessidade da emenda apresentada.

Atualmente existem pelo menos 9,4 mil contratados e comissionados  na prefeitura, segundo informações do Portal da Transparência.

“Entendemos que para  garantir que no futuro não possam vir a questionar quais seriam esses crimes contra a dignidade sexual, fizemos uma emenda à lei, de modo a esclarecer e impedir que essas contratações ocorram”, disse.

Ainda segundo Bussiki, o impedimento dessas nomeações e contratações é válido no período da condenação em trânsito em julgado, até o prazo de 5 anos após o cumprimento da pena do condenado.

“Queremos somente impedir  que nesse período não ocorra a atuação de condenados por esses crimes, principalmente nas  secretarias de Educação e Assistência Social, que lidam com crianças diariamente”, encerrou.

Uma vez apresentado, o projeto de lei será analisado pelas comissões pertinentes na Câmara de Cuiabá. Após isso, será colocado para apreciação do plenário e possível aprovação. Não há previsão para a análise da matéria.


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
16/09 - Lilo Pinheiro homenageia Fundação Mokiti Okada pelo Dia do Ikebana
16/09 - Câmara de Cuiabá realiza audiência pública no bairro Paiaguás
16/09 - Vereador Misael Galvão visita obras em andamento na Capital
13/09 - Câmara promove palestra sobre comunicação e estratégia para servidores
13/09 - Dr. Xavier e secretário de Obras agilizam asfaltamento no João Bosco Pinheiro
13/09 - Misael ressalta a importância de estar próximo da população recolhendo indicações
13/09 - Câmara realiza audiência pública no bairro Paiaguás, nesta segunda (16)
13/09 - Câmara aprova lei que institui Programa Integridade
13/09 - Câmara fiscaliza obra do Marco Zero
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.