17/08/2018
Ex-secretária confirma situação de nepotismo e diz ter sido um dos motivos para sua saída da Saúde de Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior
Ex-secretária, médica Elizeth Araújo, confirmou nepotismo na Saúde à CPI
Em oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, realizada nessa quarta-feira (15-08), a ex-secretária de Saúde de Cuiabá, Elizeth de Araújo, afirmou que a indicação de contratação dos dois irmãos do secretário-adjunto de Saúde, Milton Correa da Costa, foi feita enquanto ainda estava a frente da pasta. Contudo, salientou, pelo fato de discordar do processo, tal situação teria sido um dos “primeiros desgastes” enfrentado por ela e sua equipe técnica.

“Eu não autorizei a contratação, deles (irmãos do Milton) e dos demais casos que tínhamos a informação de que a pessoa tinha algum parente na pasta”, disse Elizeth, afirmando que a contratação dos mesmos ocorreu posterior a sua saída da Secretaria.

Diante desse depoimento, o presidente Abilio Junior (PSC) considerou que uma das suspeitas levantadas pelas diligências da CPI da Saúde foi confirmada. “Diante disso, vimos que foi confirmada a situação de nepotismo e que nosso trabalho investigativo tem dado resultado.. Agora, vamos seguir com as oitivas e ao final encaminhar o resultado do trabalho ao Ministério Público para que tome as providências cabíveis”, disse Abilio.

Sobre a questão da falta de medicamentos, a ex-secretária explicou que essa problemática tem sido ocorrido de forma reiterada de outros governos. “Prever a falta é possível. Mas requer um processo que passa por planejamento, programação, licitação, aquisição, empenho, orçamento. E hoje, a Prefeitura não tem orçamento para isso. Não há recurso”, disse Elizeth.

Dessa forma, explicou Elizethe, que a não realização de uma licitação para aquisição de medicamentos e materiais de insumo seria em razão da dificuldade encontrada pela pasta da urgência e necessidade de atender a demanda, bem como a falta de recurso. “Tivemos por exemplo, de realizar uma dispensa de licitação na ordem de R$5 milhões, para suprir a falta de medicamentos e materiais de insumo e poder atender a população e não agravar ainda mais a crise na saúde”, disse a ex-secretária.

Em relação à possibilidade de haver ingerência política dentro da pasta, a ex-secretária disse que tal prática poderia ser considerada, entretanto, não havia qualquer “pressão”, apenas apontamentos ou questionamentos sobre alguma postura adotada por ela e sua equipe. “Recebíamos currículos de pessoas em diversas situações. Recebíamos ligação de uma ou outra autoridades para verificar o porquê do não pagamento de algum fornecedor. Mas nós explicávamos ao Prefeito a falta de recurso, que tínhamos prioridades de pagamento e que, para contratação, buscávamos seguir o critério de capacidade técnica e a necessidade de realização de um processo seletivo para a saúde”, explicou.

Para apurar outras situações levantadas nas diligências e por denúncias feitas à CPI, deverão ser ouvidas ainda os seguintes servidores da saúde:

1) Huark Douglas Correia - Secretário Municipal de Saúde

2) Flavio Alexandre Taques da Silva - Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Saúde

3) Dúbia Beatriz Oliveira Campos - Ex Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Saúde

4) Milton Corrêa da Costa -  Secretário Adjunto Secretaria Municipal de Saúde

6) Dejamir Souza Soares - Secretaria Municipal de Saúde - Administração Sistêmica - Diretoria Administrativa e Financeira (para falar sobre o prêmio saúde)

7) Cleiton Miranda Lima - Secretaria Municipal De Saúde - Execução Programática - Diretoria de Logística e Suprimentos (ex-coordenador CDMIC)

8) Altayr Paixão dos Santos - Diretoria Técnica de Atenção Secundária - Coordenador Especial Rede Assistencial da Policlínica do Pascoal Ramos

10) Cristiane de Oliveira Rodrigues Calcada - Execução Programática - Diretoria de Logística e Suprimentos - Coordenadoria Especial Rede Assistencial de Farmácia (estava anteriormente na gestão do CDMIC).