27/08/2018
Dr. Xavier volta a cobrar celeridade na construção de nova ponte em Terra Vermelha
Edivaldo da Silva, Presidente do Sindicato Rural de Cuiabá

Parlamentar enfatizou a importância da obra como elo de ligação a várias comunidades rurais da região Norte e o Distrito de Nossa Senhora da Guia.  Todo o trecho, via Taquaral, tem apenas 11 quilômetros, contra os 19 da estrada utilizada, citou

O vereador Dr. Xavier afirmou hoje (24) a necessidade urgente de que a comunidade rural Terra Vermelha, localizada na região do distrito da Guia, receba uma nova ponte sobre o Rio Taquaral. O projeto da ponte, com extensão maior ao atual, já foi concluído pela Secretaria de Obras de Cuiabá, que agora dará início ao processo licitatório. A previsão é de todos os trâmites serem consolidados em 40 dias, segundo informações dos engenheiros da Pasta repassados aos comunitários.

"Trata-se de uma obra emergencial, pois a comunidade Terra Vermelha está quase isolada, em função desse impasse, sendo obrigada a transitar por estrada secundária. A única opção atual de malha viária encontra-se muito danificada, repleta de "costelas de vaca". Isso implica transpor uma distância quase dupla. E há meses - outro agravante - os moradores não têm acesso às comunidades ao longo da estradinha sobre o Rio Taquaral, lugares onde comercializam produtos. Em resumo: é até questão de sobrevivência, garantia de manutenção da humilde renda familiar, de onde provém o sustento único de centenas de bocas", observou o parlamentar.

Quando em visita à Terra Vermelha, há algumas semanas, acompanhado de membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá, Dr. Xavier fez questão de checar as condições estruturais da antiga ponte, que se encontra curvada sobre o Córrego Taquaral, "em clara situação de risco" - definiu. "Até é possível transitar por ali cuidadosamente, mas apenas com carros pequenos, não veículos pesados. Trata-se de uma ponte de concreto, fixada sem os devidos procedimentos estruturais, quase sem base. E por ser de dimensão curta, cedeu num dos lados, afundando vários metros. Assim, a passagem de tratores, caminhões e caminhonetes, regular transporte da produção regional, ficou inviabilizada. Os prejuízos acumulados pelos produtores são expressivos".

Ele adiantou que irá novamente ao secretário de Obras para solicitar empenho máximo na agilização no processo da nova ponte. "Em se tratando de procedimentos licitatórios, existem prazos, sabemos, que precisam ser cumpridos à íntegra, para que nenhuma ilicitude processual se torne barreira imperiosa no andamento da obra. Nesse ponto, a Secretaria de Obras está fazendo o "dever de casa". Mas solicitei é prioridade nessa questão, posto que existem mais demandas em curso sob a responsabilidade da Pasta. Inclusive, várias relacionadas a pontes de concreto, substituídas ou à espera de substituição na zona rural. Mas Terra Vermelha precisa dispor novamente dessa passagem estratégica. Significa abrangente comercialização dos produtos da roça, ação pautada em economia de combustível e praticidade, inc luindo tempo".

Segundo um dos moradores de Terra Vermelha, a Secretaria de Obras garantiu que a ponte será entregue brevemente, a partir da conclusão do processo licitatório. "Primeiro, pediram tempo para elaboração do projeto, já feito. Agora, alegam precisar de mais 40 dias, prazo normal dos procedimentos relacionados à parte de licitação da obra. Vamos aguardar, confiar. Estamos precisando muito de uma nova ponte sobre o Rio Taquaral", disse o sindicalista Antônio Ferreira  (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá).

Ele enfatizou ainda que a construção da ponte significa a retomada do equilíbrio comercial daquela comunidade. "Ali são produzidas várias coisas, a exemplo de doces, queijos e hortifrutigranjeiros. É disso que a comunidade se sustenta no dia a dia. Se o comércio da produção fica inviabilizado, eles se veem numa situação difícil".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC