29/08/2018
Empreender para superar dificuldade
Brunna Maria/Secom-CMC
Kero-kero anda sonhando com o Dourado surrando o Mengão já na segundona do próximo ano

A classificação do Cuiabá Esporte Clube para a Série do B do Campeonato Nacional foi tema de destaque na Sessão Ordinária de ontem (28). Vários vereadores mencionaram o resultado conseguido pelo Dourado em jogo disputado na cidade de Rio Branco, capital do Acre, que terminou empatado em 2 a 2, por ter vencido a primeira disputa por 2 a 0, jogada na Arena Pantanal, na segunda-feira (21), os cuiabanos ficaram com a vaga.

O vereador Wilson Kero-kero (PSL) propôs que, em nome da Câmara Municipal, seja aprovada uma Moção de Aplausos aos jogadores que participaram da campanha vitoriosa. Torcedor mais do que inflamado, o parlamentar disse estar sonhando com um jogo no próximo ano em que o Cuiabá dará uma “surra” no Flamengo em plena Arena – contando que o rubro-negro carioca vá cair para a segundona.

Mais pé no chão, o vereador Diego Guimarães (PP) embarcou na comemoração e acrescentou que já manteve contato com a área de marketing do Dourado comunicando das intenções dos vereadores, pois a conquista é muito importante para o futebol do estado.

O vereador Dilemário Alencar (PROS) fazendo referência ao fato, chegou ao requinte de analisar a partida. “Foi um jogo difícil. Fizemos 2 a 0 no início do segundo tempo. Os donos da casa descontaram e já nos acréscimos empataram. O final foi um sufoco, mas o Cuiabá resistiu.”

Usando a tribuna o vereador Prof. Fankes (PP) parabenizou os jogadores cuiabanos. Lembrou que na infância vendia refrescos e picolés aos torcedores que chegavam para assistir aos jogos no “Dutrinha” e depois no “Verdão”, quando facilmente se alcançava mais de 30 mil torcedores por jogo.

O vereador Sargento Joelson (PSC) classificou o resultado como “uma façanha” salientando que o acesso do Cuiabá é uma oportunidade para dar a devida utilidade à Arena Pantanal. Ele observou que faz mais de 20 anos que Mato Grosso não participa das divisões de elite do futebol brasileiro.

Já o vereador Felipe Wellaton (PV), que também fez menção à classificação do Cuiabá, observou que a família Dresch não tem medido esforços para levar adiante o projeto de ter um clube na principal divisão nacional.

Tirando projetos do papel

Durante sua fala na Tribuna, o vereador Dilemário fez referência aos motoristas que contatam passageiros com auxílio de aplicativos de celular para fazer transporte. Muitos deles ocupavam as galerias para acompanhar projeto de lei de seus interesses.
Dilemário lembrou que no Brasil há cerca de 14 milhões de desempregados e que uma das saídas para o desemprego é a adesão ao serviço dos aplicativos de transporte.
A prefeitura e os vereadores vêm trabalhando em um projeto de lei que visa regulamentar esse serviço em Cuiabá. Em razão disso, dois líderes – os xarás Cléber Cardoso e Cléber Campos - do segmento ocuparam a Tribuna Livre para expor seus pontos de vista.
O diálogo avançou e chegou-se ao entendimento que, no momento, o melhor seria a retirada do projeto de pauta, para reavaliação dos entraves. Situação comum no trabalho de construção de leis.
A Tribuna Livre nesse dia foi utilizada também pelo estudante Vitor Maciel Melo, que apresentou um projeto de revitalização da Praça Tufik Afi, uma colaboração do arquiteto Joel Gomes. A praça fica próximo à escola e está bastante degradada. Os alunos tiveram a iniciativa de recuperar o logradouro e com a ajuda da professora Gislaine buscaram ajuda do vereador Juca do Guaraná Filho (Avante).
A convite do vereador Vinícius Hugueney (PP) o Presidente da Associação Food Truck Bike de Mato Grosso, Fúlvio Figueiredo, também usou da Tribuna Livre para discorrer sobre as condições em que os associados estão trabalhando. Eles pleiteiam a regulamentação da atividade para que possam trabalhar sem correr riscos de sofrer multas ou mesmo serem impedidos de vender seus produtos por falta de uma legislação adequada.

Chave de ouro

A movimentação das galerias lotadas e a procura pelo uso da Tribuna Livre demonstram que a Casa de Leis tem um importante significado para a sociedade. Problemas e soluções são tratados a cada sessão. A cidade em todos os seus extratos é abordada no trabalho dos vereadores.
Nestas duas Sessões que foram realizadas terça-feira (28) a capacidade de empreender foi o diferencial.
Os Dresch empreendem ao fazer do Cuiabá Esporte Clube o time de futebol de maior destaque atualmente no esporte mato-grossense, o que representa anos de um trabalho árduo.
Os alunos da Escola Adventista, liderados pelo jovem Vitor Melo, buscam meios para melhorar o ambiente em que estudam e passam boa parte dos seus dias.
Trabalhadores se aventuram por novos caminhos para garantir o sustento de suas famílias. Seja dirigindo pelas ruas da cidade, seja ocupando essas ruas para comercializar seus produtos.
É por meio dessas ações que a Capital vive, pulsa pelo suor dos que vivem nela.
O vereador Vinícius Hugueney (PP), atento a essa movimentação, apresentou projeto de lei que visa incluir como atividade escolar na rede municipal de ensino a prática do empreendedorismo.
Já o vereador Felipe Wellaton (PV), oriundo de família comerciante, e que em diversas oportunidades cita o empreendedorismo como uma alternativa para solucionar crises, afirmou que “empreender não é abrir empresas, mas fazer uma ideia acontecer”.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA