11/09/2018
DANO AO ERÁRIO: Vereador Abilio apura abandono de equipamentos no Lacec
Assessoria de imprensa

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o vereador Abilio Junior (PSC) deparou, durante apuração de denúncia feita junto à CPI, com abandono e utilização precária de equipamentos de saúde no Laboratório Central de Cuiabá (Lacec). De acordo com Abilio, foram encontrados kits para exames de doenças epidêmicas como Dengue, Zica e Chikungunya com prazo de validade à beira do vencimento.

Conforme o vereador “a situação é bastante complexa e temerária”. Durante a inspeção, realizada no último dia 30, afirma Abilio, diversos equipamentos estavam parados por falta de manutenção.

“Em entrevistas com servidores no local obtivemos informação, por exemplo, de uma máquina com potencial para mais de 1.500 análises por hora estava parada por falta de insumo e o serviço que essa máquina poderia estar fazendo, foi terceirizado. Ou seja, o cidadão está pagando duas vezes por um serviço que poderia ser feito de forma ampla pela rede direta de saúde pública”, explica o presidente da CPI.

Outro problema apontado por Abilio foi a forma irregular de armazenamento de alguns reagentes. “Esses produtos estavam sendo armazenados de forma improvisada em uma geladeira que se encontrava em situação precária”, enfatiza.

De acordo com Abilio, a situação encontrada junto ao Lacec demanda intervenção imediata dos demais órgãos de controle e fiscalização interna e externa. “É um cenário bastante preocupante, diante da atual crise da saúde pública, da qual a população Cuiabana tem sido vítima em estado terminal”, alerta.

Além desses problemas citados, o vereador destaca ainda que foram encontrados no Lacec oito microscópios de alta tecnologia sem utilização, ainda dentro das caixas máquina de hemograma, também de alta tecnologia, parada diversos kits de teste rápido para Zica adquiridos em dezembro de 2016, cuja validade expira daqui um mês.

“O que verificamos é a má administração da saúde pública, aquisição desnecessária de equipamentos caros, inclusive. Não podemos julgar, contudo, devemos apurar, investigar e buscar meios legais de responsabilizar essas situações que demonstram claramente o desrespeito com emprego do dinheiro público e a saúde da população”, frisou Abilio, reforçando o pedido de exoneração imediata do atual secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, feito em decorrência de suspeitas de improbidade administrativa envolvendo a administração do Hospital São Benedito.

O pedido formal de exoneração foi feito durante a última oitiva da CPI, ocorrida na quarta-feira (05-09), na Câmara de Vereadores.

Dana Campos.

Fotos Relacionadas