Início
NOTÍCIAS
12/09/2018
Dr. Xavier cobra da Secretaria de Obras a conclusão de ponte sobre o Rio Taquaral, em Terra Vermelha
Brunna Maria - CMC
Hoje (12), o vereador realizou contatos na Secretaria Municipal de Obras de Cuiabá, inteirando-se da real situação referente à construção da nova ponte na comunidade Terra Vermelha, localizada no Distrito de Nossa Senhora da Guia

“A comunidade Terra Vermelha, situada no distrito da Guia, precisa urgentemente de uma nova ponte, pois a antiga desabou dentro do rio. Temos intensificado cobranças junto à Secretaria de Obras da capital, a fim de que o projeto saia do papel e a obra se torne uma realidade efetiva”. As palavras são do vereador Dr. Xavier, após realizar hoje (12) vários contatos no órgão municipal, quando coletou dados técnicos acerca de como anda o projeto de construção da nova ponte. Também expôs as dificuldades enfrentadas pelos comunitários de Terra Vermelha, enfatizando ser preciso diligenciar providências urgentes a fim de implementar a celeridade desta obra, que considera de cunho social e estratégica comercialmente.

“As famílias de Terra Vermelha sempre interagiram com as demais comunidades ao longo da estradinha sequencial ao Rio Taquaral, região básica de revenda dos produtos rurais ao longo do percurso até o Distrito da Guia (hortifrutigranjeiros, queijos, doces, etc.). Trata-se de um trecho bem mais cômodo, em termos de escoamento produtivo, e bem menor do que a segunda alternativa, hoje utilizada e em estado precário, repleto de “costelas de vaca”, oito quilômetros a mais”, apontou.

Desde que a ponte do Taquaral pendeu, há meses, afundando dentro do rio, os pequenos produtores têm acumulado prejuízos diversos. “Segundo informações repassadas hoje (12) pela engenheira civil Tieko Yamamoto, o projeto básico da nova ponte, de 19 metros, já está pronto. O início da construção da ponte depende agora do Setor de Planejamento, responsável pela parte do processo licitatório. Quem vencer, com base no projeto básico, elaborará o projeto executivo”.

Dr. Xavier salientou que a nova ponte ainda significa uma questão de sobrevivência para dezenas de pequenos produtores rurais de Terra Vermelha. “Fica inviável eles irem até o Distrito da Guia e, de lá, retornarem pela estradinha que acessa as comunidades onde revendem seus produtos. O combustível a mais já detona o pequeno lucro com a comercialização dos produtos. Falamos da renda familiar doméstica, por vezes a única renda de que dispõem”.

Os moradores de Terra Vermelha disseram que têm cobrado o início das obras, mas ainda não viram nenhum resultado das promessas feitas. Para o sindicalista Antônio Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá, “a comunidade tem sofrido muito com isso. É um impasse fácil de ser resolvido, e esperamos que a nova ponte seja afixada lá o quanto antes. Porque, com as chuvas, qualquer obra do tipo vai ficar bem mais difícil”.


João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.