Início
NOTÍCIAS
26/09/2018
Vereador Dr. Xavier convida à reflexão no Dia Nacional dos Surdos
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Xavier destaca que o apoio aos surdos não deve ser centralizado apenas só no Setembro Azul, mas em todos os meses do ano

"Nem todos escutam o som do mundo pelos ouvidos, mas de outra forma. O Dia Nacional dos Surdos, 26 de setembro, é uma data que requer extrema reflexão", observa Dr.Xavier 

Neste 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o vereador cuiabano Dr. Xavier destacou a importância de o mundo estar gradualmente sintonizado/receptivo para entender e colaborar para a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade. O parlamentar disse que a convivência com pessoas surdas é uma escola de aprendizado diferenciado, "e os resultados disso se traduzem numa maior sensibilidade acerca do silêncio que elas conseguem alquebrar por meio de linguagem especial (Libras), somando-se à singeleza de expressões que falam mais que qualquer palavra".

Conforme o vereador, os surdos enfrentam dissabores relacionados a dificuldades de comunicação e lamentável insensibilidade por grande parte dos semelhantes. "Deve ser destacado o seguinte: ser surdo não é vocação, mas, sim, predestinação. Ninguém tem culpa se nasceu assim, ou se - por imposição de algum sucedido (doença/acidente/trauma) - foi inserido nessa categoria. O que para as pessoas sem deficiência auditiva é algo comum, para os surdos representa grande desafio:"ser ouvido", por meio do silêncio de gestos, é uma batalha que precisam vencer todos os dias. No mês de setembro, naturalmente somos induzidos a repensar sobre os entraves que a comunidade surda sofre no dia a dia".

Dr. Xavier lamentou assim que os surdos ainda sofram aberta discriminação em setores distintos da sociedade, sendo tratados até mesmo como "diferentes", inferiorizados. "E não é nada disso! Portanto, conclamamos todos a se unirem na causa dos nossos irmãos surdos, daqueles que, pelas vias convencionais, não captam os ruídos mundanos, seja de ordem prazerosa ou de qualquer outra espécie. Pelo fato de determinada ala dos semelhantes ter adquirido surdez ou ter nascido com essa deficiência, isso não a desqualifica de portar nobres sentimentos inerentes aos humanos. Um exemplo idêntico vem dos cegos, que "enxergam" o mundo num formato próprio, independente".

O vereador citou, inclusive, o caso de Beethoven, célebre músico, que, mesmo surdo, conseguiu compor belíssimas sinfonias. "Beethoven também escutava o "som da alma", desvencilhando-se, de forma determinada, altruísta, das limitações físicas que poderiam impedi-lo de compor, para adentrar num espaço de talentosa amplitude musical", pontuou.

Ao finalizar, o parlamentar destacou que o apoio aos surdos não deve ser centralizado apenas no mês de setembro, o Setembro Azul, mas nos demais meses do ano. "O Dia Nacional do Surdo (26.09) é a data de fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857, convergindo eventos da comunidade surda no decorrer do Setembro Azul. Geralmente, a pauta principal de tais encontros está centralizada na educação dos surdos e a criação de escolas bilíngues para o ensino de Libras".

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/12 - Dr. Xavier adverte para aumento de atendimento SUS durante o Natal/Ano Novo
10/12 - Baile da Terceira Idade’ de Cuiabá ganha ambiente Climatizado
10/12 - Gabinete de Misael continua nas ruas para ouvir a população
07/12 - EMPRESA CUIABANA: Abilio colhe assinatura para abertura de nova CPI na Câmara
07/12 - "Fazer mestrado é meu maior presente natalino", afirma deficiente visual do Legislativo de Cuiabá
07/12 - A convite de Mário Nadaf, Vuolo lança projeto da Arena do Siriri em Tribuna Livre
07/12 - Vereador Orivaldo da Farmácia quer asfalto em toda a Região Sul
07/12 - Projeto do Executivo de descontos a contribuintes para pagamento à vista é aprovado no Legislativo
07/12 - Toninho de Souza articula reunião, vereadores e secretários da prefeitura recebem representantes de camelôs
07/12 - Vereadores ignoram pareceres técnicos de Bussiki e aprovam descontos em dívidas com a prefeitura
06/12 - "Lugar de Food Truck" é na rua", é a proposta dos empresários desse segmento em Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.