Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
18/10/2018
Misael Galvão reafirma total compromisso de apoiar trabalhadores de aplicativo uber
Brunna Maria - CMC
Motoristas lotaram na manhã de hoje a galeria da Câmara Municipal, na expectativa de votação de projeto que eventualmente garanta benefícios à categoria e não a sobrecarregue com taxas. Por falta de entendimento, o projeto foi retirado de pauta pelo líder do prefeito no Parlamento, Luís Cláudio, para rediscussão de vários itens.

O vereador e presidente do próximo biênio do Legislativo da capital, Misael Galvão, afirmou hoje (18) que os trabalhadores de aplicativo uber podem contar com seu total apoio e dos demais pares da Casa de Leis para acessar os benefícios pretendidos na profissão, ainda não acordados legalmente. O peso das taxas impostas sobre os motoristas de aplicativo foi um dos pontos contundentes dessa discussão em plenário e imbuída de forte animosidade por parte dos profissionais do setor. Exaltação que levou o presidente Justino Malheiros a pedir cautela para a própria segurança dos presentes na galeria. “Vamos ter prudência. Se esta divisória quebrar, vocês e outras pessoas podem se machucar”.

Também participaram dessa reunião com os motoristas de aplicativo os vereadores Luís Cláudio, líder do prefeito, e Dilemário Alencar. Todos sublinharam a importância de um entendimento consensual. Na galeria do Legislativo, Misael Galvão reiterou a importância de manutenção de uma linha de diálogo transparente e coerente entre eles e o Legislativo.

“Procedo de uma liderança dos camelôs. De onde eu vim, tudo o que nosso grupo obteve foi à custa de muito diálogo, sempre pautado numa linha de justiça. Isso realmente nos levou a alcançar resultados almejados coletivamente. Representamos a sociedade cuiabana determinados a colaborar - no que for possível - para que seus anseios justos se reflitam em realidades futuras".

O vereador citou ainda que o Parlamento abriu suas portas aos trabalhadores de aplicativo para melhor dialogar com o Executivo.  “Eu e outros colegas de Parlamento participamos de muitas reuniões. Mas, creio, prevalece a impressão de que os temas propostos não foram discutidos na íntegra com a maioria dos aplicativos. Então, é imperioso discutirmos  a fundo tudo aquilo que tem gerado dúvidas e insatisfações nesse segmento. É um ganha pão honesto e merece respeito e apoio de toda a sociedade”.

Segundo o parlamentar, pelo diálogo sempre é possível estender um panorama de agrado geral dos trabalhadores. “Não precisamos ficar apreensivos se, hoje, não houve nenhum avanço pretendido. Isso porque, amanhã ou depois, as coisas podem ser resolvidas serenamente, sem conflitos. O mais importante é que nenhuma decisão será imposta “goela abaixo”, a fim de prejudicar a categoria”.

O vereador Luís Cláudio reiterou as palavras de Misael Galvão e disse que, na condição de líder do prefeito na Câmara, irá retirar o projeto de pauta, para nova reavaliação. Trabalho a ser feito a duas mãos, com a participação dos trabalhadores de aplicativo, salientou. “Podem confiar no seguinte: este Parlamento não tem a menor intenção de prejudicá-los, pelo contrário. Vamos reestudar o projeto para chegarmos a um consenso satisfatório. Vocês têm nosso respeito e admiração são trabalhadores honestos e esforçados”.

Para um dos motoristas de aplicativo uber, Roque da Silva, também presente à reunião, a categoria apenas deseja ser justiçada. “Não dispomos de nenhum benefício, apesar de pagarmos taxas e mais taxas, cobradas automaticamente no ato da contratação dos serviços de transporte. Os taxistas têm vários benefícios, conforme a lei dispõe. Já os motoristas de aplicativo, não têm nenhum. Não é justo isso, convenhamos. Não temos sequer carteira assinada, nenhum tipo de apoio. Deve ser ressaltado que não discordamos de pagar taxas, desde que elas também se revertam em benefícios à categoria”.

João Carlos de Queiroz/Elizângela Tenório - Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.