02/02/2009
Prefeito admite falha e quer melhorar relação com Legislativo
Luiz Alves
O prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) admitiu nesta segunda (2), durante sessão solene da Câmara Municipal, que cometeu falha com os vereadores no mandato passado. Reeleito no ano passado, Santos disse ao presidente do Legislativo, vereador Deucimar Silva (PP), que pretende visitar a Câmara de forma informal ao menos uma vez por mês. “Vamos respeitar a individualização e autonomia do Parlamento Municipal e melhorar a relação da prefeitura com o Legislativo”, disse Santos ao transmitir a mensagem do Executivo para 2009. Ele garantiu que está à disposição dos vereadores para prestar eventuais esclarecimentos sobre projetos do Executivo que serão apreciados pela Casa.

Santos aproveitou para explanar as propostas sobre a criação de cinco novas secretarias. Antes de ser instituídas, as propostas precisam ser aprovadas pela Câmara. Ele destacou a importância de se ter pastas específicas para tratar de questões complexas, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Regularização Fundiária e a futura secretaria de Igualdade Racial, que deve defender os interesses dos afro-descendentes. O prefeito enfatizou que 50% das vagas do programa Bolsa Universitária serão destinadas à política de cotas que, além de afro-descendentes, beneficiam deficientes físicos e índios. Segundo ele, foi graças ao regime de cotas que Barack Obama chegou à presidência dos Estados Unidos.

Já o líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Borges (PSDB), afirmou que busca sensibilizar os colegas parlamentares quanto à análise das mensagens de autoria do Executivo. Defende, porém, o amplo debate acerca das matérias e se mostrou defensor de que Cuiabá seja uma das 12 subsedes dos jogos mundiais da Copa de 2014. “O nosso objetivo principal é trazer a Copa para a Capital. Com isso, o município terá um PAC específico para a Copa”, argumentou.

Secom - CâmaraCba - Pollyana Araújo